Senador e deputado homenageiam no plenário o Dia da Imigração Judaica

O senador Davi Alcolumbre, do Amapá, e o deputado federal Sergio Zveiter, do Rio de Janeiro, pronunciaram-se em 18 de março no Congresso Nacional, em referência ao Dia Nacional da Imigração Judaica, que homenageia a contribuição dos judeus para a formação da sociedade brasileira.

A celebração foi criada por um projeto de lei do deputado federal Marcelo Itagiba, sancionado em 2009 pelo então presidente em exercício, José Alencar.

“A instituição desta data é um efetivo reconhecimento da contribuição dos imigrantes judeus para a formação histórica, socioeconômica, política e cultural brasileira”, disse Alcolumbre.

O senador agradeceu ao Brasil: “Nossos pais e avós, fugindo da perseguição e da falta de oportunidades na Europa e no Oriente Médio, encontraram aqui um país acolhedor e um povo hospitaleiro e tolerante”.

E prosseguiu: “Após os atentados em Paris, o premiê francês Manuel Valls afirmou: ‘A França sem os judeus não é a França’. O Brasil, temos orgulho de dizer, também não seria o Brasil sem sua comunidade judaica”.

O deputado Sergio Zveiter fez referência à Torá, o livro sagrado dos judeus, que diz no Deuteronômio, capítulo 4, versículo 27: “E o Senhor vos espalhará entre os povos, e ficareis poucos em número entre as nações às quais o Senhor vos conduzirá”.

“E aqui estamos. Não somos muitos, mas temos dado ao Brasil uma grande contribuição em todas as áreas. Cito apenas alguns nomes: Clarice Lispector, Moacyr Scliar, Tatiana Belinky, Lasar Segall, Dina Sfat, Ziembinski, Mário Schenberg, José Mindlin, Samuel Klein, Vladimir Herzog, Samuel Wainer, Adolfo Bloch, Sílvio Santos, Alberto Dines; Jacob Pick Bittencourt, o nosso Jacob do Bandolim; o senador Aarão Steinbruch que, no Senado, criou em 1962 o 13º salário”, acrescentou.

A data de 18 de março foi a escolhida por Itagiba porque marca o dia da reinauguração, em 2002 no Recife, da Sinagoga Kahal Zur Israel (Comunidade do Rochedo de Israel), a primeira das Américas.

Veja também

Feliz aniversário, São Paulo!

Skip to content