Rouhani solicita remoção de "Morte a Israel" de mísseis iranianos

Especialistas dizem que Rouhani teme que slogan interfira negativamente na agenda de paz e estabilidade que vem promovendo em seus discursos.

O fato é que os mísseis iranianos usados em testes recentes têm gravado o slogan.

O embaixador de Israel na ONU protestou contra os testes de mísseis pelo Irã.

A mídia iraniana informou segunda-feira que o Presidente Hassan Rouhani solicita a remoção destas palavras dos mísseis balísticos pertencentes ao seu país.

De acordo com a imprensa, Rouhani enviou uma carta ao líder supremo Ali Khamenei solicitando a remoção da impressão dos foguetes. A medida veio após o próprio Ali Khamenei ter usado o slogan, fato condenado pelo presidente do Irã.

Em março, a Guarda Revolucionária disparou dois mísseis Qadr do norte do Irã que atingir alvos no sudeste do país, a 1.400 km (870 milhas), de acordo com agências iranianas. O ponto mais próximo no Irã fica cerca de 1.000 km de Tel Aviv e Jerusalém.

"A razão pela qual que nós projetamos nossos mísseis com um alcance de 2000 km é ser capaz de acertar nosso inimigo do regime sionista de uma distância segura," disse o brigadeiro general Amir Ali Hajizadeh, segundo a Agência ISNA, na ocasião.

(Jerusalém Post/Reuters) |  www.jpost.com.il

Veja também

Nossos sinceros desejos de um ano de 5785 repleto de Saúde, Prosperidade, Harmonia e Paz.