Raro achado revela governante romano da Judéia antes de Bar-Kokba

Mergulhadores israelenses que trabalham com a Universidade de Haifa encontraram um raro artefato arqueológico que esclarece sobre um prefeito romano até então desconhecido da província da Judeia, no período anterior à revolta de Bar Kochba.

Uma rocha grande com uma inscrição de 1.900 anos foi descoberta no fundo do mar ao sul de Haifa no início deste ano, com o nome de Gargilius Antiques e mencionando a província da Judeia.

Os arqueólogos foram capazes de determinar que Antiques governou a Judeia pouco antes da lendária revolta contra o Império Romano, travada de 132 a 136. O levante foi finalmente esmagado, resultando no exílio de judeus, e o imperador Adriano renomeando Jerusalém como Aelia Capitolina e a Judeia de Síria Palestina.

O artefato, que se acredita ser a base de uma estátua, foi encontrado em janeiro de 2016 como parte de uma escavação marítima no sítio arqueológico de Tel Dor. A cidade tinha sido um porto importante na época romana e esteve ativo pelo menos até o quarto século.

A rocha, medindo 70 por 65 cm e pesando mais de 600 quilos, estava recoberta de animais marinhos.

“Não só pude pela primeira vez identificar com certeza o nome do governante que supervisionou a Judeia nos anos críticos da revolta de Bar Kochba; esta é também a segunda vez que a menção da Judeia foi descoberta em inscrições que remontam à era romana “, disse o professor Assaf Yasur-Landau, da Universidade de Haifa, encarregado de decifrar o texto.

O nome de Antigues foi encontrado em uma inscrição há cerca de 70 anos, mas a menção do território que ele governou não foi preservada.

Yasur-Landau disse que, em sete linhas, o texto encontrado este ano é o mais longo descoberto em escavações marítimas em Israel. Falta uma parte do texto mas acredita-se que dizia “A cidade de Dor homenageia Marcus Paccius, filho de Publius, Silvanus Quintus Coredius Gallus Gargilius Antiquus, governador da província da Judeia, bem como […] da província da Síria, e patrono da cidade de Dor. “

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …