O projeto “Vozes do Holocausto” teve início em 2015, com o objetivo de registrar em vídeo as histórias dos sobreviventes do Holocausto e dos refugiados do nazismo radicados no Brasil. O projeto é organizado pelo grupo Arqshoah/LEER-USP, com apoio da Conib, B’nai B’rith, Unibes e Instituto Samuel Klein.
Um seminário realizado nesta terça-feira (14) na Universidade de São Paulo, com participação da Conib e da Fisesp, teve palestras, documentário, testemunho de poloneses sobreviventes, apresentação do livro “Liberdade de escolher como morrer: resistência armada de judeus no Holocausto”, de Silvia Lerner. O evento contou com apoio da B’nai B’rith. No próximo domingo (19), uma matéria sobre o projeto será apresentada no Fantástico.
Os 90 testemunhos registrados entre 2015 e 2016 serão disponibilizados online, à medida que sua publicação seja autorizada pelos sobreviventes. Leia o pronunciamento de abertura do seminário, feito pela professora Maria Luiza Tucci Carneiro, do Arqshoah.
Um dos objetivos do projeto é transformar os testemunhos em material pedagógico, para consulta e exibição em museus, escolas, centros culturais e livros paradidáticos.
Você precisa fazer login para comentar.