Projeto “Vozes do Holocausto” será destacado no Fantástico dia 26

O projeto “Vozes do Holocausto” teve início em 2015, com o objetivo de registrar em vídeo as histórias dos sobreviventes do Holocausto e dos refugiados do nazismo radicados no Brasil. A primeira etapa do projeto desenvolvido pelo grupo Arqshoah/LEER-USP, foi patrocinada pela Unibes e Instituto Samuel Klein durante seis meses. Desde janeiro de 2016 conta com o apoio da B’nai B’rith, Conib, George Legmann e Gabriel Zitune na outorga de bolsas aos pesquisadores do “Vozes” através do programa Adote um bolsista.

Os resultados desta primeira etapa começaram a ser divulgado no dia 14 de junho, durante um seminário realizado no anfiteatro da Biblioteca Brasiliana Mindlin na Universidade de São Paulo. O evento foi patrocinado pela Conib, B’nai Brith, Unibes, Fisesp e USP, assim como por Legmann e Zitune, promovendo palestras, documentário com testemunhos de poloneses sobreviventes e a apresentação do livro “Liberdade de escolher como morrer: resistência armada de judeus no Holocausto”, de Silvia Lerner. No próximo dia 26 de junho, uma matéria sobre o projeto “Vozes” será apresentada no programa Fantástico.

O vídeo apresentado no seminário pode ser assistido no Youtube neste link: www.youtube.com

Os 90 testemunhos registrados entre 2015 e 2016 serão disponibilizados online, à medida que sua publicação seja autorizada pelos sobreviventes. Leia o pronunciamento de abertura do seminário, feito pela professora Maria Luiza Tucci Carneiro, coordenadora do Arqshoah.

O site do projeto está disponível para consulta: www.arqshoah.com

Um dos objetivos do projeto é transformar os testemunhos em material pedagógico, para consulta e exibição em museus, escolas, centros culturais e livros paradidáticos.

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …