Plenária da B’nai B’rith Latino-americana no Chile: vibrante festa de Fraternidade

Brasil, Uruguai, Argentina, Peru, Chile, Colômbia, Venezuela, Panamá e Costa Rica estiveram representados na Reunião Plenária da B’nai B’rith Latino-americana, de 22 a 24 de junho de 2013, no Chile. O evento teve início com o acendimento das velas da menorá. símbolo da entidade.

Com a presença de 200 irmãos da B’nai B’rith, o encontro anual contou com uma intensa atividade política, cultural e social.

Pelo Brasil participaram: Abraham Goldstein, presidente nacional (São Paulo), Fanny e Carlos Grand, presidente da B’nai B’rith Rio de Janeiro, Zeila Sliozbergas, presidente da Loja Herut, Gildo Coifman e Ruth Schwartz, da Loja Yehuda Halevi da B’nai B’rith do Rio Grande do Sul. Na foto, ao lado de Abraham Goldstein, o ex-presidente da BBLA, Denis Herrnstant, que completou seu mandato no encontro.

“A B’nai B’rith e a comunidade judaica estão envolvidas na busca de soluções aos problemas da realidade social contemporânea e suas implicações, o que foi a tônica do evento”, destaca Zeila.

Foram analisados temas como solidariedade, políticas regionais, Oriente Médio, Lidando com a Geração 2.0, além de um programa educacional e como responder às necessidades e desafios das organizações atuais.

Proferiram palestras, entre outros, o Ministro Secretario Geral da Presidência, Cristián Larroulet:: “Chile Avanzando en Tiempos Difíciles”, o ex Primeiro Ministro do Peru, Salomón Lerner: “Latinoamérica, Desafíos, claves políticas y sociales”, e o educador Edy Kaufmann: “O Conflito árabe-israelense e as comunidades judaicas e árabes na América Latina”.

Projetos das ONGs América Solidária e Desafio, Levantemos o Chile foram apresentados, além de um programa exitoso conduzido por jovens voluntários no Uruguai, o “Proyecto Shoá: memoria y legado del Holocausto”, acompanhado de educadores convidados.

O jantar de confraternização contou com a presença do jovem Daniel Fodor vencedor do concurso “Jewish Talent 2012”.

“Estas experiências são fundamentais para reforçar nossos pilares, como instituição beneficente e cultural judaica, na busca de soluções diante da discriminação, antissemitismo, anti-israelismo e da continuidade do judaísmo em nossas comunidades”, relata Zeila Sliozbergas, presidente da Loja Herut, do Rio de Janeiro.

Em seu primeiro contato com as lideranças e irmãos dos países da América Latina ficou particularmente encantada com os casais jovens das Lojas chilenas e com os executivos da BB da Costa Rica e Chile, que se dispuseram a “transmitir informações preciosas para o aprimoramento de nosso trabalho no Rio de Janeiro”.

No último dia, mais de cem irmãos participaram da oficina “Tú, yo, nosotros. Creando futuro”, que terminou com todos dançando “hora” e lançando aos céus balões com mensagens de esperança.

A Plenária foi finalizada com a posse do novo executivo da B’nai B’rith Latino Americana: León Cohen, presidente (Chile) e Mario Wilhelm, vice-presidente (Argentina).

“Todos agradeceram o excelente trabalho realizado por Denis Herrnstant, do Uruguai, que encerrava sua gestão”, relata Abraham Goldstein, destacando: “o espírito fraternal foi um dos pontos altos do encontro”.

Sem dúvida, uma vibrante festa de Fraternidade e Harmonia da entidade no continente latino-americano!

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …

Deixe um comentário