O CHAMADO DE ABRAHAM
Union of American Congregations
Rabino W. Günther Plaut
A abertura da chamado de Abraham relata a genealogia dos patriarcas e então conta a da famila de Haram. Este significa Highway – estrada ou cruzamento localizado a oeste da Mesopotâmia. A Bíblia diz esse é o cruzamento da vida de Abraham. Esse é o inicio da história da humanidade. Ele é pai antecessor de toda a nossa história. A prefiguração começa ao Abraham viajando, assim como depois toda a humanidade está sempre peregrinando.
——————————————-
ESAÚ TINHA OS SEUS MOTIVOS PARA ELIMINAR YAACOV
Alef Beta
Porque Esaú queria matar Yaacov tenta explicar a Torah nesta Parashá
Yaacov chamou a benção de Esaú para si. A mãe protegia demais o seu filho e por isso Yaacov corria e se escondia. Assim Esaú não sabia aonde Yaacov queria ir. Esaú representava o mal enquanto Yaaacov, o bem e o estudo da Torah.
——————————————-
SE YAACOV REPRESENTA O BEM, ESAÚ REPRESENTA O MAL.
Chabad org.
por Thal Lowenthal
Nossa Torah frequentemente representa a ambiguidade, os dois lados. Um exemplo é o dos gêmeos Yaacov e Esaú. Yaacov é descrito como homem puro que vivia em tendas e estudava Torah. Já Esaú, um homem de batalhas. Um homem que sabia caçar. Um era do bem e o outro, do mal.
——————————————-
Office do Rabino Jonathan Sacks z”l, publicado em 5781.
Observa-se nesta Parashá que havia falta de comunicação entre Isaac e Rebeca. Eles sofriam de falta de comunicação. Assim, Rebeca teve um oráculo antes do nascimento dos gêmeos, Esaú e Yaacov.
Esaú foi abençoado por Yaacov em detrimento de seu irmão. Depois Yaacov disse que tinha duas benções diferentes.
Muitos fatos na história demonstram que a falta de informação causa desastres.
——————————————-
FALAR É VIDA. COMO EVITAR O ESTRANHAMENTO EM FAMÍLIA
World Union for Progressive Judaism
Rabino Brad Blum – Carolina do Sul – EUA
Essa Parashá trata do estranhamento em familiares que não se comunicam. Um fato que nunca pode ser curado. Assim passaram Rebeca e Isaac em relação a seus filhos gêmeos Esaú e Yaacov. A comunicação é importante na Criação de D’us, que enfim gerou a palavra entre os homens. A vida é relacionamento.
Está certo o Rabino Sacks que diz: “Cada um é um caldeirão de emoções que precisa a sair para enfrentar o mundo”.