O Sabor das Tradições: Cozinha, Memória e Identidade

1º Ciclo de Palestras – O Sabor das Tradições privilegia cozinha étnica; inscrições abertas
22 de agosto | 19:00 – 22:00

Para privilegiar a culinária étnica e as suas múltiplas leituras, o 1º Ciclo de Palestras – O Sabor das Tradições: Cozinha, Memória e Identidade acontece em 22 de agosto, quarta-feira, às 19h, na Unibes Cultural.

Organizado pelo Arquivo Virtual Histórias Migrantes (AVHM), integrante do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (LEER), da Universidade de São Paulo (USP), o evento gratuito apresenta cinco conferências (veja a programação abaixo).

Por meio de histórias, experiências e testemunhos orais, as apresentações buscam tratar das inúmeras formas de permanência do gosto e dos sabores que marcam a identidade cultural dos diversos grupos de imigrantes estabelecidos no Brasil, provenientes das Américas, da Europa, da África, da Ásia e do Oriente Médio.

PROGRAMAÇÃO

19h – Abertura
Maria Luiza Tucci Carneiro, coordenadora do LEER

19h20 – “Cozinha de Afeto: Histórias e Receitas de Mulheres Imigrantes no Brasil”, com Alexandra Gonsalez, professora Dra. de Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo
Descrição: Deepali Bavaskar e a culinária da Índia.

19h40 – “A Cozinha de Herança Italiana: Memórias e Identidade de um Tesouro Compartilhado”, com Silvana Azevedo, jornalista, doutoranda e integrante do grupo de pesquisa Língua, Memória e Identidade: O Italiano dos Italianos no Brasil (USP)
Descrição: Da comida caseira da mamma às receitas que conquistaram o paladar do paulistano.

20h – “Os Sabores das Múltiplas “Espanhas” Cruzam o Atlântico”, com Dolores Martin Rodríguez Corner, pós-doutorado em História Social pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)
Descrição: A cozinha regional espanhola e as suas variedades, como cultura e identidade. As permanências dessa culinária na cidade de São Paulo.

20h20 – “O Gosto Enquanto Fator Identitário da Cozinha Açoriana”, com Elis Regina Barbosa Angelo, líder do Núcleo de Pesquisa em Patrimônio e Memória (NUPAM)
Descrição: A cultura alimentar dos imigrantes açorianos da Vila Carrão (São Paulo), suas experiências, relações e transformações do gosto.

20h40 – “A Cozinha Judaica – Beirute, Mooca, Panelas e Amor”, com Gabriel Zitune, autor do livro “Beirute, Mooca, Panelas e Amor“

21h – Espaço para debates

21h30 – Encerramento com degustação das diversas cozinhas apresentadas

Confirme sua presença: http://unibescultural.org.br/calendario/primeiro-ciclo-de-palestras-cozinha-leer-gratis/

Local: UNIBES CULTURAL
Rua Oscar Freire, 2.500 (ao lado da estação Sumaré do Metrô, na Linha 2-Verde) | Sumaré | São Paulo | Telefone: (11) 3065-4333

Veja também

Nota de repúdio sobre o “Desafio do Holocausto” da Rede Social TikTok

Skip to content