O Globo destaca início de Chanucá e comemoração ao ar livre neste domingo, 21, em Copacabana

Em sua edição de 17 de dezembro, o jornal O Globo destaca o início da celebração de Chanucá e publica texto de Paulo Maltz, presidente da Federação Israelita do Rio de Janeiro (Fierj) e vice-presidente da Conib,  sobre o significado da festa.

No artigo,  Celebração da liberdade, Maltz destaca:

Em Chanucá, comemoramos a vitória da fé contra a injustiça e da liberdade contra a opressão. Esses são valores universais, não apenas dos judeus.

Fala da celebração com  grande evento ao ar livre no próximo domingo, dia 21, na Praia de Copacabana.

Em Chanucá, fazemos questão de sair às ruas e chamar os amigos de todas as fés a participar juntos. E por um bom motivo. Chanucá é o momento em que festejamos a liberdade religiosa, um dos direitos fundamentais.

Em Chanucá, comemoramos a vitória da fé contra a injustiça e da liberdade contra a opressão. Esses são valores universais, não apenas dos judeus.

Relembramos também a bravura dos Macabeus, que enfrentaram todas as adversidades em nome da causa em que acreditavam.

É também imbuídos desse espírito Macabeu que nós, da Federação Israelita do Rio de Janeiro, estamos permanentemente atuando em defesa da liberdade religiosa em nosso estado. Não apenas para os judeus, mas para todos. O Estado do Rio é pioneiro na formulação de um Plano Estadual de Promoção da Liberdade Religiosa e Direitos Humanos, e a Fierj orgulha-se de ter um papel de destaque nessa iniciativa… Fazemos isso pois,  sabemos que a liberdade de professar livremente nossa fé deve ser um direito de todos ou não será de ninguém.

No domingo 21 de dezembro, a partir das 19h, a comunidade judaica do Rio de Janeiro estará reunida na Avenida Atlântica, na altura da Rua Figueiredo Magalhães, para comemorar mais um Chanucá. Estão todos convidados e serão muito bem-vindos.

http://www.conib.org.br/noticias/2709/

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …