Nota de Repúdio à retirada do Embaixador do Brasil em Israel

A B’nai B’rith – Filhos da Aliança, com 90 anos no Brasil e 180 no mundo – manifesta seu mais veemente repúdio à decisão do governo brasileiro de retirar e transferir o seu embaixador Frederico Meyer de Israel para a Suíça.

Esta ação não apenas mina as relações diplomáticas entre Brasil e Israel, como também transmite, lamentavelmente, uma mensagem de desrespeito a um país amigo e aliado histórico, e um apoio ao terrorismo e às ditaduras.

A remoção ocorre em um momento de extrema sensibilidade, após recentes tensões diplomáticas provocadas por declarações inadequadas e comparações infelizes feitas pelo presidente da República.

A convocação do embaixador para Genebra sob o pretexto de uma missão permanente na Conferência do Desarmamento é, na verdade, um subterfúgio para encobrir o desconforto e as queixas legítimas de Israel e dos judeus de todo o mundo em relação às declarações do chefe de Estado brasileiro.

A B’nai B’rith Brasil ressalta que Israel, um país plural e democrático, tem sido um parceiro crucial em diversas áreas, incluindo agricultura, segurança e tecnologia.

A atitude do governo brasileiro é inaceitável e inclusive prejudicial aos interesses nacionais.

Recordamos que a diplomacia brasileira, por meio do embaixador Oswaldo Aranha, ajudou o povo Judeu a obter sua independência quando presidiu a histórica sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas em que se reconheceu o direito aos judeus terem uma pátria na região de seus ancestrais da qual, de fato, nunca saíram.

Esta mesma diplomacia sempre preservou sua imparcialidade em relação ao Oriente Médio. Porém, agora, mudou seus sinais.

Instamos o governo brasileiro a reconsiderar essa decisão e a adotar medidas que fortaleçam, em vez de enfraquecer, os laços entre os dois países.

A manutenção de uma diplomacia respeitosa e equilibrada é essencial para o progresso mútuo e para a construção de uma paz duradoura no cenário tanto local como internacional.

B’nai B’rith Brasil


Nota de Repúdio à retirada do Embaixador do Brasil em Israel - Foto do embaixador Frederico Meyer (crédito: @adcomcomunic / @amdanon).Foto do embaixador Frederico Meyer (crédito: @adcomcomunic / @amdanon).

Veja também

A B’nai B’rith convida para um delicioso Chá da tarde e uma excelente palestra: “Picasso e sua Genialidade” com Jocelyne Harari

A B’nai B’rith convida para um delicioso Chá da tarde e uma excelente palestra: “Picasso …