Nota de repúdio da B’nai B’rith do Brasil contra a intolerância demonstrada na Universidade Federal do Ceará
A B’nai B’rith do Brasil vem a público lamentar e expressar seu veemente repúdio e sua profunda preocupação com o ocorrido na Universidade Federal do Ceará (UFC) em 30 de outubro, durante evento que visava promover uma discussão acadêmica sobre o conflito israelo-Irã-hamas+hezbollah+outros.
Reiteramos que não se trata de um conflito entre judeus e palestinos!
O encontro, interrompido e tomado por gritos e provocações por parte de alguns manifestantes mascarados que exibiam cartazes em apoio ao líder assassino da organização terrorista Hamas, Yahya Sinwar, reflete um ambiente hostil ao diálogo e ao entendimento mútuo. Foi violento, antidemocrático e irracional!
Eventos acadêmicos são espaços de construção de conhecimento, onde a diversidade de ideias e o respeito à liberdade de expressão devem prevalecer.
Este evento, programado na UFC, que contava com a presença de representantes de diversas perspectivas, incluindo um professor de origem palestina e estudiosos israelenses, já apontava para uma busca pelo diálogo e pelo entendimento.
Contudo, o desrespeito demonstrado pelos manifestantes não só fere os valores universitários como também vai contra o próprio ideal de PAZ que almejamos.
Reiteramos que o caminho para o entendimento não passa por violência ou extremismo, mas sim pelo respeito mútuo, como defendido pelo legado de Yitzhak Rabin, que acreditou na força do diálogo como instrumento de construção de uma PAZ verdadeira e duradoura.
É por meio da convivência respeitosa e pacífica e da compreensão entre os povos que encontraremos a segurança, a harmonia e a evolução.
A B’nai B’rith do Brasil, nos seus 90 anos de atuação no Brasil, reafirma seu compromisso com a democracia, os deveres e direitos humanos e a promoção da fraternidade e harmonia. Seguimos determinados a trabalhar em prol de um mundo onde o respeito e o diálogo superem as divisões para que possamos, juntos, construir um futuro de PAZ.
B’nai B’rith do Brasil
Você precisa fazer login para comentar.