Noite de Cristais – 83 anos depois

Hoje, 9 de novembro, nos lembramos de um dos acontecimentos mais abomináveis da história do povo judeu: a “Noite de Cristais”.

E, para tal, repercutimos o texto do Sr. Ernesto Strauss z”l, sobrevivente que nos deixou há um mês.

_________________________________________________

“Como sobrevivente do Holocausto, não posso deixar de lembrar esta triste data que marcou o início das perseguições aos judeus naquele tenebroso e horripilante período.

Como pode isso ter acontecido? Como a humanidade deixou que isso chegasse a acontecer principalmente num povo dito culto e civilizado? Por que o mundo se calou?

A liberdade das pessoas começou a ser tirada à força e as vidas, ceifadas. Isso jamais pode voltar a acontecer. É importante que recordemos, passemos aos mais jovens, para que, de geração em geração, le dor vador, possamos relembrar com o intuito de nunca, mas nunca mais mesmo, voltar a acontecer!

Seis milhões de judeus foram assassinados pelo simples fato de serem judeus. Seis milhões! E, hoje em dia, fico estupefato de ver como o antissemitismo continua vivo, latente e crescente. Nunca imaginei que voltaria a ver isso. É muito triste vivenciarmos novamente manifestações que apenas mostram o grau de ignorância, perversidade e racista dos que as praticam.

Queridos amigos, que possamos conviver em harmonia e tranquilidade e que deixem em paz o nosso querido Estado de Israel com sua democracia, liberdade e importantes contribuições para o mundo inteiro.

Am Israel Chai

Ernesto Strauss z”l

 

 

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …