No Dia do Holocausto, Conib e governo abordam ações contra a intolerância

“Poucas décadas depois do Holocausto, judeus na Europa estão novamente com medo de sair às ruas e, mais uma vez, percebendo que poucos dão a devida importância aos ataques antissemitas praticamente cotidianos”, afirmou o presidente da Conib, Fernando Lottenberg, durante a cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, realizada na noite de 27 de janeiro, na sede da OAB em Brasília, com organização da Conib e da Associação Cultural Israelita de Brasília.

Saudando a OAB, na pessoa do Presidente Marcus Vinicius, símbolo no Brasil de resistência e de liberdade, a Casa dos Advogados, “a minha casa, que nos cedeu este nobre espaço”, Lottenberg relembrou as figuras de Moyses Kauffman e Benno Milnitsky, ex-presidentes da Conib e advogados, que a conduziram em tempos difíceis.

Ele prosseguiu: “…No Brasil, felizmente ainda estamos distantes desse tipo de radicalismo e ações violentas. Presenciamos, no entanto, ataques contra praticantes de religiões de matriz africana e homossexuais. A comunidade judaica brasileira com eles se solidariza, publicamente. Por isso, convidamos representantes dessas comunidades aqui hoje para homenageá-los, pois sabemos como é importante o apoio e o reconhecimento de atos de intolerância. Só assim eles serão reprimidos”.

“A atualização do antissemitismo de outrora vem na forma do antissionismo – a negação do direito de os judeus de terem seu Estado em Israel”.

Foram homenageados na noite os seis milhões de judeus mortos no Holocausto e também vítimas da intolerância no Brasil. Ben Abraham e Aleksander Laks, sobreviventes do Holocausto falecidos em 2015, foram especialmente lembrados. A sede da OAB abrigou uma exposição com fotos e obras de ambos. A menina Kayllane Campos, praticante do candomblé atacada com pedras em 2015, acendeu uma das velas da solenidade.

A presidente Dilma Rousseff enviou uma mensagem ao presidente da Conib, lida pelo ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, da qual destacamos um trecho: “Ao mantermos viva a memória do Holocausto, alertamos as gerações do presente e do futuro para o abismo moral em que nos precipitamos quando o preconceito torna-se a norma e a intolerância, a prática”.

Wagner pediu a todos um “compromisso pessoal e individual de evitar a intolerância”.

Em seu pronunciamento, Marcus Vinicius, presidente da OAB, disse que a pluralidade e a liberdade devem ser os valores maiores a orientar a comunidade global. “É preciso que a memória que hoje se registra seja efetivada em ações concretas. É necessário avançar no marco legal. A OAB, por seu compromisso com a Carta Magna, nos leva a pregar sempre a convivência pacífica das controvérsias.

Diversas crenças, diversos grupos são perseguidos ainda hoje pelo fato de serem diferentes. Cada discriminação fere a luta pela igualdade.

Percebemos que pessoas são julgadas por um autoritarismo e um extremismo que andam sempre juntos. O Brasil segue o caminho do respeito e do amor pela divergência, somos a pátria da liberdade. Esse momento histórico afirma o apoio do Brasil à comunidade judaica”.

AtoBrasilia1
Fernando Lottenberg, babalaô Ivanir dos Santos, da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Kayllane Campos, praticante do candomblé e George Legmann, sobrevivente do Holocausto.
AtoBrasiliaII6Vela_3
Segunda vela, acesa por Lior Ben Dor, Miriam Necrycz, viúva do sr. Ben Abraham, Andrzej Braiter, embaixador da Polônia, Marianne Feldmann, embaixadora da Áustria, Ricardo Savone, embaixador do Canadá, e conselheira Marie Koenning, representando o embaixador da Alemanha no Brasil.
AtoBrasilia8Vela
Terceira vela, acesa por Aloizio Mercadante, Gilberto Kassab, José Serra, Nahum Reiman e Raymond Frajmund, sobreviventes do Holocausto.

 

Fotos: Edgar Marra.

Veja também

Logo depois do evento das 15h, temos outro igualmente interessante, às 16h45, promovido pela Loja Barão Hirsch, do Rio Grande do Sul, também pelo Zoom.

Logo depois do evento das 15h, temos outro igualmente interessante, às 16h45, promovido pela Loja …

Skip to content