Museu de Arte Sacra recebe exposição fotográfica sobre drusos

“Religiosidade em Israel através de lentes drusas” retrata a vida religiosa em Israel por meio do olhar de fotógrafos drusos, minoria religiosa presente no Oriente Médio com uma pequena comunidade no Brasil.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, recebe, de 4 de julho a 27 de agosto, a exposição fotográfica “Religiosidade em Israel através de lentes drusas”, que dá uma visão da fé drusa e de outras crenças presentes em Israel por meio do olhar de sete fotógrafos drusos.

A comunidade drusa é um pequeno grupo etno-religioso, uma minoria no Oriente Médio, que sempre teve uma relação com a comunidade judaica no território israelense e estreitou os laços a partir do estabelecimento do Estado de Israel, em 1948. Sua fé é uma crença monoteísta baseada em filosofias gregas e orientais e uma teologia secreta que destaca o papel da mente e da veracidade, aberta apenas aos estudiosos religiosos drusos. No Brasil, existe uma pequena comunidade de drusos, que reside, em sua maioria, em São Paulo.

A mostra, realizada em parceria com o Consulado Geral de Israel em São Paulo, é composta por cerca de 40 fotografias do “Clube de Fotógrafos Drusos”, associação de fotógrafos profissionais e semiprofissionais da comunidade drusa de Israel. As imagens retratam cerimônias e demonstrações de fé religiosas, que cerceiam a vida e a morte e dão um panorama da diversidade de crenças em Israel. Participam desta exposição: Jamal Ali, Effo Backria, Zohar Ferro, Amir Zaian, Fares Saaida, Eyal Amer e Rabia Basha.

A escolha do Museu de Arte Sacra para hospedar a exposição vai ao encontro desta filosofia de uma abertura e de um diálogo inter-religiosos e tem como objetivo apresentar ao seu público cativo, e aos brasileiros, a aqui desconhecida fé drusa.

Em paralelo ao Museu de Arte Sacra, outra versão desta exposição está exposta no Knesset, o parlamento israelense.

Horário de funcionamento: terça a domingo das 9h às 17h
Bilheteria: 9h às 16h30
Tel.: (11) 3326.3336 (Ramal 1) – agendamento/ educativo para visitas monitoradas
Estacionamento gratuito para visitantes: Rua Jorge Miranda, 43.
Ingressos: inteira R$ 6,00 e meia R$ 3,00 – Idosos e crianças de até 7 anos são isentos.
Aos sábados, a entrada do museu é gratuita.

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …