Ministra Eleonora será homenageada com a medalha Ruth Cardoso

A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), é uma das personalidades homenageadas pela V Medalha Ruth Cardoso. A entrega acontecerá hoje (04/03), às 19h30, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

Concedida pelo Conselho Estadual da Condição Feminina, a honraria é destinada a mulheres que se destacam por trabalhos voltados à igualdade de gênero. Menicucci é reconhecida pela gestão da SPM, desde fevereiro de 2012, e por suas atuações no movimento feminista, na defesa dos direitos humanos e na ciência, como pesquisadora e professora.

Mineira da cidade de Lavras, a ministra Eleonora foi militante política em organizações de esquerda contra o regime militar. Presa em 1971, passou quase três anos no presídio Tirantes, em São Paulo. Ao sair da prisão, iniciou carreira docente na Universidade Federal da Paraíba. Como pesquisadora e professora titular da Universidade Federal de São Paulo, publicou vários artigos e estudos acadêmicos sobre a situação das mulheres nos campos da saúde, violência e trabalho.

“Como mulher, acadêmica e ministra de Estado, tenho muito orgulho de receber a medalha Ruth Cardoso, ela que nos deixou um legado de luta pelos direitos das mulheres, além de uma grande e consistente produção acadêmica”, diz a ministra Eleonora. Em agosto de 2012, Menicucci recebeu o título de cidadã paulistana, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo.

A presidenta do Conselho Estadual da Condição Feminina, delegada Rose, explica a escolha da ministra entre as homenageadas. “A escolha de Eleonora Menicucci não se deu porque ela agora é ministra, mas pela sua história de luta pelas mulheres”, explica.

Veja também

Encontro feminino com Renata Taveiros de Saboia

Encontro feminino com Renata Taveiros de Saboia 📅 08/04 – segunda-feira 🕛 17h00 Informações e …

Deixe um comentário