Michel Temer participa das comemorações dos 90 anos de Peres

Nesta terça-feira o presidente de Israel, Shimon Peres comemorou 90 anos, com uma festa para 3000 convidados, entre eles o ex-presidente dos EUA Bill Clinton; o ex-presidente da URSS, Mikhail Gorbachev; o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, e estrelas de Hollywood, como Barbra Streisand, Robert DeNiro e Sharon Stone.

Streisand cantou “Avinu Malkeinu” [Nosso Pai, Nosso Rei], a pedido de Peres, que se emociona sempre que ouve esta canção. Quando criança, se escondia sob o manto de oração de seu avô, um rabino, quando este cantava esta melodia na sinagoga, na véspera do Iom Kipur. Peres é o líder mais antigo do mundo em plena atividade.

Entre os convidados, o vice-presidente da República, Michel Temer , que viajou acompanhado de Claudio Lottenberg, presidente da Conib, convidado oficial da delegação brasileira.

O presidente da Conib ressaltou a importância da presença de Temer: “O aniversariante certamente ocupa hoje papel preponderante no contexto das lideranças mundiais. A presença do vice-presidente, na condição de chefe de Estado, também merece destaque nas relações entre os dois países, cuja historia é marcada por processos convergentes em prol do dialogo e do entendimento”. Temer se reuniu com o presidente do Parlamento Israelense, Yuli-Yoel Edelstein e inaugurou o Centro Cultural Brasileiro, em Tel Aviv, e visitará ao Museu do Holocausto, em Jerusalém.

Lottenberg também falou da importância de Peres para o povo judeu: “A admiração que temos por Peres é enorme, pois sua vida coincide com a vida do Estado judeu. Homem próximo de David Ben Gurion, construiu uma vida de muita luta pelos valores e pela sobrevivência de Israel, tratando de posicionar esta nação com valores altamente comprometidos com o ideário democrático. Poder abraçá-lo traduz para mim o sentimento de abraçar uma historia de valores, pautada pela intelectualidade e pelo respeito à diversidade. Prêmio Nobel da Paz, este homem vem inspirando gerações na luta pela defesa dos direitos humanos e respeito à diversidade. Este é um dos momentos mais especiais de minha vida comunitária”.

Veja também

Encontro feminino com Renata Taveiros de Saboia

Encontro feminino com Renata Taveiros de Saboia 📅 08/04 – segunda-feira 🕛 17h00 Informações e …

Deixe um comentário