Mensagem de Rosh Hashaná da Confederação Israelita do Brasil

Amigas e amigos da comunidade judaica brasileira,

No momento do pôr do sol do próximo dia 13 de setembro teremos o início, pelo calendário judaico, do ano 5776.

Neste último ano, o extremismo e o fanatismo alcançaram proporções alarmantes em todo o mundo. Mesmo no Brasil, país que se manteve praticamente imune a esse tipo de ações, os ânimos políticos estão acirrados, a ponto de o Holocausto ser banalizado na disputa política e a crítica a políticas do governo de Israel transformar-se em discriminação aos israelenses e aos judeus.

Estamos concluindo um ano intenso aqui na Conib, de muito trabalho e dedicação. Os desafios são grandes e estamos cheios de entusiasmo para enfrentá-los.

Com o apoio e a participação de vocês, realizamos iniciativas importantes em 5775.

Promovemos o primeiro grande seminário nacional do ensino judaico, atuamos pela aprovação do Projeto de Lei Antiterrorismo na Câmara dos Deputados e conseguimos recriar a frente parlamentar Brasil-Israel.

Atuamos ainda no combate aos movimentos que pregam o boicote a Israel, que tentaram impedir um show de Caetano Veloso e Gilberto Gil em Tel Aviv e discriminar alunos e professores israelenses na Universidade de Santa Maria. As duas ações foram frustradas, mas a ameaça persiste.

Vamos, neste ano que começa, intensificar nossas ações na esfera política e educacional, bem como no combate ao antissemitismo e aos movimentos de boicote a Israel, incrementando nossa capacidade de comunicação, para que possamos estar cada vez mais juntos e fortes.

A vida dos judeus na diáspora sempre foi complexa e cheia de desafios. Ao mesmo tempo, desfrutamos hoje de um amplo grau de liberdade e de muitas oportunidades.

Neste novo ano, desejamos unir a comunidade em torno de uma agenda efetiva, que preserve e desenvolva a vida judaica no Brasil.

Que prevaleça em 5776 o respeito à diversidade humana. Que aumente o conhecimento entre os diferentes, para que desapareçam o discurso do ódio e a prática da intolerância.

Que todos trabalhemos por isso.

A comunidade judaica brasileira será o que fizermos dela. Participe conosco dessa construção.

Shaná Tová Umetuká!

Fernando Lottenberg

Presidente da Confederação Israelita do Brasil

Veja também

Encontro feminino com Renata Taveiros de Saboia

Encontro feminino com Renata Taveiros de Saboia 📅 08/04 – segunda-feira 🕛 17h00 Informações e …