Mensagem de Rosh Hashaná da Confederação Israelita do Brasil

Amigas e amigos da comunidade judaica brasileira,

No momento do pôr do sol do próximo dia 13 de setembro teremos o início, pelo calendário judaico, do ano 5776.

Neste último ano, o extremismo e o fanatismo alcançaram proporções alarmantes em todo o mundo. Mesmo no Brasil, país que se manteve praticamente imune a esse tipo de ações, os ânimos políticos estão acirrados, a ponto de o Holocausto ser banalizado na disputa política e a crítica a políticas do governo de Israel transformar-se em discriminação aos israelenses e aos judeus.

Estamos concluindo um ano intenso aqui na Conib, de muito trabalho e dedicação. Os desafios são grandes e estamos cheios de entusiasmo para enfrentá-los.

Com o apoio e a participação de vocês, realizamos iniciativas importantes em 5775.

Promovemos o primeiro grande seminário nacional do ensino judaico, atuamos pela aprovação do Projeto de Lei Antiterrorismo na Câmara dos Deputados e conseguimos recriar a frente parlamentar Brasil-Israel.

Atuamos ainda no combate aos movimentos que pregam o boicote a Israel, que tentaram impedir um show de Caetano Veloso e Gilberto Gil em Tel Aviv e discriminar alunos e professores israelenses na Universidade de Santa Maria. As duas ações foram frustradas, mas a ameaça persiste.

Vamos, neste ano que começa, intensificar nossas ações na esfera política e educacional, bem como no combate ao antissemitismo e aos movimentos de boicote a Israel, incrementando nossa capacidade de comunicação, para que possamos estar cada vez mais juntos e fortes.

A vida dos judeus na diáspora sempre foi complexa e cheia de desafios. Ao mesmo tempo, desfrutamos hoje de um amplo grau de liberdade e de muitas oportunidades.

Neste novo ano, desejamos unir a comunidade em torno de uma agenda efetiva, que preserve e desenvolva a vida judaica no Brasil.

Que prevaleça em 5776 o respeito à diversidade humana. Que aumente o conhecimento entre os diferentes, para que desapareçam o discurso do ódio e a prática da intolerância.

Que todos trabalhemos por isso.

A comunidade judaica brasileira será o que fizermos dela. Participe conosco dessa construção.

Shaná Tová Umetuká!

Fernando Lottenberg

Presidente da Confederação Israelita do Brasil

Veja também

Palestra liberada: Marcos Guterman e Betina Anton falaram sobre o tema “Nazistas Entre Nós”

Tivemos um evento inesquecível na B’nai B’rith! Os escritores e historiadores Marcos Guterman e Betina …