A B’nai B’rith do Brasil lamenta profundamente o falecimento de Marcos Vinícios Vilaça, advogado, escritor, ex-presidente do Tribunal de Contas da União – TCU e duas vezes presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL). Vilaça foi incansável defensor dos direitos humanos e uma figura inspiradora para todos nós.
Há cinco anos, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, tivemos a honra de receber um manifesto especial dele.
Vilaça destacou o legado de personalidades como Moacir Scliar, Rachel de Queiroz e Clarice Lispector, ressaltando o papel do judaísmo na construção de valores essenciais ao convívio humano.
Seu manifesto enfatizava a importância do diálogo, abertura ao contraponto e compromisso com as causas humanitárias, mesmo diante de dificuldades impostas por regimes autoritários. Lembrou-nos que “ninguém tem nada de bom sem sofrer” e que é preciso sonhar e agir por um futuro digno e justo.
Neste momento de tristeza, reafirmamos nosso compromisso com a luta pelos direitos humanos, sem esquecer os deveres, inspirados pelo legado luminoso e humanista deixado por Marcos Vinícios Vilaça, e enviamos nossos mais profundos sentimentos aos filhos, netos, amigos e demais familiares.
Você precisa fazer login para comentar.