Manifestações em Brasília – 03 de maio de 2020

Realizaram-se, em 03 de maio, atos em várias cidades brasileiras em apoio ao posicionamento do presidente brasileiro, Jair Messias Bolsonaro.

Num ambiente democrático, manifestações públicas, pacíficas sem promoção de ódio e destruição, são normais, devem e podem de fato ocorrer. Se elas acontecem com muita frequencia, é uma clara indicação de que partes relevantes da sociedade não têm os seus direitos constitucionais e∕ou suas aspirações, como cidadãos, respeitados pelo governo estabelecido.

Os manifestantes de hoje, notadamente em Brasília, demonstraram a sua preocupação com a estabilidade da relação atual entre o presidente Bolsonaro e os demais poderes.

Envolveu, entre outros, a responsabilidade pelas decisões de como lidar com a pandemia do COVID-19, que coloca em risco, em diversos níveis, a saúde da população brasileira e os impactos numa economia já tão afetada pelos desequilíbrios de recentes gestões publicas. Outro importante elemento a observar é a interpretação constitucional que vem ocorrendo entre a visão e objetivos do presidente e a do Supremo Tribunal Federal além de parte do Congresso Nacional. Mas esse cenário deve ser superado pelo diálogo entre os representantes dos três poderes em pleno respeito e interpretação à nossa Constituição, como foi citado pelo próprio presidente Bolsonaro na ocasião.

E a nossa gloriosa e competente força armada obedece a Constituição Brasileira.

O que não fez sentido é notarmos a presença de bandeiras de outros paises na manifestação de questões exclusivamente brasileiras. Bandeiras de outros países só compartilham com a nossa nacional em momentos específicos, como eventos comuns, visitas de autoridades e convidados especiais. E não cabe, por melhor que seja a relação de amizade com outros governos de países, envolvê-los em nossos assuntos.

Rogamos que as questões das relações políticas assim como a gestão transparente e integrada do impacto da pandemia que nos afeta sejam resolvidos de forma republicana e em respeito à Constituição e realidade.

Saúde, paz e boas notícias a todos!

Abraham Goldstein
Presidente da B´nai B´rith do Brasil

Veja também

A Loja Barão Hirsch, de POA, convida para um bate papo com Rafael Ban Jacobsen

A Loja Barão Hirsch, de POA, convida para um bate papo com Rafael Ban Jacobsen, …

Skip to content