É nesta terça-feira! Todos bem vindos!

B’nai B’rith de São Paulo lança Projeto Mergulho com noite de autógrafos

Projeto fomenta a reflexão, tolerância e coexistência de identidades culturais, religiosas e étnicas diferentes

Num desdobramento das tradicionais Jornadas para o Ensino da História do Holocausto em Defesa da Democracia e Cidadania, que a B’nai B’rith tem apresentado, desde 2006, em todas as suas regiões, a citar, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, no próximo dia 03 de setembro, às 19h, a Associação Beneficente Cultural B´nai B´rith de São Paulo lança mais uma edição do Projeto Mergulho voltado a professores e adolescentes dos ensinos fundamental e médio, com o principal objetivo de, por meio de oficinas e apresentação teatral, levá-los à reflexão coletiva, fomentando a tolerância e coexistência de identidades culturais, religiosas e étnicas distintas. São preparadas oficinas prévias com os professores da Rede de Ensino Municipal de São Paulo para elaboração dos materiais e dos temas a serem introduzidos em sala de aula com foco na motivação dos alunos. Num segundo momento, os estudantes e professores participarão de uma apresentação seguida de debate com os atores da peça Mergulho e convidados a redigir uma redação.

“Os jovens assistem a uma peça de teatro onde três jovens de culturas diferentes – um coreano ou nordestino, um afro descendente e um de europeus com ascendência judaica – discutem suas origens, diferenças e preconceitos, demostrando como na ascensão nazista, culminando com o Holocausto, foi um marco mundial de preconceito contra um povo, sua cultura e religião. Assistir à peça, contar sobre suas experiências do dia dia, desperta nos jovens a conscientização de sua realidade na sociedade brasileira e mundial no que se refere a processo de discriminação, racismo e preconceito”, explica a presidente da B´nai B´rith São Paulo, Zeila Sliozbergas. Estão previstas 12 apresentações nos quatro CEUS em Direitos Humanos (Centro Educacional Unificado da Cidade de São Paulo) até o final do ano com o foco de se atingir 3 mil alunos e 250 professores.

O Projeto Mergulho é desenvolvido pela Companhia Gesto de Teatro em parceria com a B´nai B´rith de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o Instituto Samuel Klein.

Livro:

Nesta mesma ocasião, haverá uma noite de autógrafos do livro “Teatro de Sami Feder”, escrito pela diretora da Companhia Gesto de Teatro e educadora, Leslie Kirshhausen Marko, o qual se baseia na pesquisa que fez sobre o teatrólogo judeu polonês Sami Feder (1906-2000), o qual atuou no contexto do movimento de resistência artística sustentado durante o período em que o nazifascismo dominou grande parte da Europa, entre 1933 e 1945.

Feder buscou o exercício ético do acolhimento coletivo e da cidadania por meio da arte teatral aliada à música, literatura e poesia. O artista desenvolveu um teatro de denúncia, crítica e reflexão subterrânea, pouco documentado devido à circunstância de reclusão e proibição no processo de desumanização durante a vigência do regime nazista.

Segundo Leslie, o livro propõe que os leitores (educadores, pesquisadores, líderes comunitários, artistas, empreendedores, comunicadores, jornalistas e público interessado em geral) construam pontes entre este olhar histórico e situações de discriminação e preconceito na sociedade contemporânea que habitamos. Para isto, o texto dialoga também com sociólogos, psicanalistas e teatrólogos atuais e reflete a respeito. “Estabelecer uma relação significativa entre memória, identidade e valores humanos torna-se necessário tanto em termos do resgate e manutenção de um legado quanto da formação de nossa juventude, na sociedade atual, com o compromisso de zelar pela dignidade humana dentro de todos os grupos singulares que nos tornam diferentes: étnico, credos, culturais, origens, gênero, físicos, e emocionais”, finaliza a educadora.

Serviço

O que: lançamento da nova edição do Projeto Mergulho e noite de autógrafos do livro “Teatro de Sami Feder”;

Quando: 3 de setembro, às 19h;

Quanto: doação de 3 Kg de alimentos não perecíveis ou R$ 54,00;

Informações e confirmação de presença: com Roberta ou Cristiane pelo tel.: (11) 3082-5844

Onde: Rua Caçapava, 105 / 1º andar

 

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …