Lag Baomer: luz, união e o combate às injustiças
Lag Baomer, celebrado no 33º dia do Ômer (nesta sexta-feira, começando quinta à noite), marca um momento de superação e renovação no calendário judaico. Relembramos o fim de uma terrível epidemia que assolou os alunos de Rabi Akiva, vítima da falta de respeito mútuo, e também homenageamos Rabi Shimon Bar Yochai, símbolo da luta pela verdade e da preservação dos valores judaicos.
Para a B’nai B’rith do Brasil, Lag Baomer é mais do que uma festividade: é um chamado à harmonia, fraternidade e aos deveres e direitos humanos. Em tempos em que o antissemitismo ressurge travestido de “narrativas”, e a realidade dos reféns israelenses é distorcida ou ignorada, é essencial reafirmarmos nosso compromisso com a verdade e com a justiça.
A inversão de valores — onde agressores são vitimizados e vítimas são culpabilizadas — precisa ser combatida com luz, como as fogueiras de Lag Baomer: iluminando consciências, promovendo diálogo e defendendo os direitos humanos em sua essência.
Que esta data nos inspire a fortalecer laços de solidariedade, a lutar contra todas as formas de preconceito e a exigir a libertação dos reféns e o fim da manipulação dos fatos.
Am Israel Chai. A verdade também.
B’nai B’rith do Brasil
Você precisa fazer login para comentar.