Entrevista de Daniela Kresch, publicada no Notícias da Rua Judaica, com o jornalista português-israelense Henrique Cymerman sobre a série exibida pela TV israelense.
A série, traça um raio-X da história do jihadismo nos últimos 30 anos, desde a invasão soviética do Afeganistão até a criação do temido grupo terrorista Daesh (Estado Islâmico), responsável pelos ataques recentes em Istambul e Bruxelas.
A série “Jihad Now” custou cerca de US$ 640 mil e foi rodada em quatro continentes. Mostra que, dos cerca de 50 milhões de muçulmanos que há hoje na Europa, há provavelmente uns 12 mil envolvidos com o jihadismo de forma direta e ativa. “Não é um apoio teórico: eles manuseiam armas, fazem parte de células, treinaram na Síria, no Iraque e na Líbia”.
Para Cymerman, os ataques dos últimos dias na Europa são apenas o começo: “Estive com prisioneiros do Estado Islâmico no Norte do Iraque. Eles contaram da forma mais clara do mundo quais são seus objetivos. Está claro que há outros alvos depois de Bruxelas, que procuram atentar em Roma, a capital dos que eles chamam de “cruzados” e do Papa. Eles dizem claramente que querem fazer um atentado em El Andaluz – Espanha e Portugal. Temo pelo que possa acontecer nos Jogos Olímpicos do Rio, também”. ..Eles sabem como semear o medo no Ocidente.
Cymerman espera que “Jihad Now” chegue em algum momento ao Brasil, legendado em português. Seria um favor aos brasileiros que ainda tentam entender o fenômeno da Jihad Islâmica.
Você precisa fazer login para comentar.