IRRESPONSABILIDADE DE ALGUNS – NOTA DE REPUDIO

IRRESPONSABILIDADE DE ALGUNS

NOTA DE REPUDIO

A B’nai B’rith – Filhos da Aliança, entidade judaica de Direitos Humanos, atuante há 85 anos no Brasil e 175 anos internacionalmente, vem registrar o seu absoluto repudio e indignação pelos pronunciamentos de xenofobia, discriminação e racismo do Deputado Jair Bolsonaro efetuados na oportunidade do dia 3 de abril último no Clube A Hebraica do Rio de Janeiro.

Entendemos e valorizamos o direito à expressão mas também, e muito, o dever de agir com responsabilidade social, respeito ao próximo e aplicação constante do diálogo em prol da construção de uma sociedade igualitária nas oportunidades de convivência harmoniosa.

Vivemos num país continente, composto por um rico mosaico social que busca, constantemente, consolidar-se como uma nação atuante e justa. Temos uma constituição que promove a igualdade de Direitos e estabelece os Deveres de todos para com todos. Somos signatários e participantes de um largo número de entidades e organizações que promovem os Direitos Humanos.

Ficamos desapontados pela irresponsabilidade de alguns em permitir que o referido evento tenha ocorrido e que bandeiras de países, como as do Brasil e Israel, tenham estado presentes neste vergonhoso episódio.

A História recente, de menos de 80 anos atrás, já nos mostrou o que acontece quando discursos de ódio ganham espaço e aceitação. Discursos incitam e levam à ação justificada que destrói, dilacera e mata. Como o ocorrido com mais de 6 milhões de Judeus, por apenas serem Judeus, centenas de milhares de Testemunhas de Jeová, Ciganos e outras minorias, no vergonhoso episódio do Holocausto promovido pelos nazistas chefiados por um desvairado ditador.

Confiamos na sociedade brasileira, em suas instituições e organizações da qual fazemos orgulhosamente parte ativa. Contamos que os nossos representantes, democraticamente eleitos, apliquem os preceitos de nossa Constituição e os valores que ela promove, saibam tomar as medidas cabíveis nesta IRRESPONSÁVEL circunstância, assim como em qualquer outra que vier a manifestar-se no mesmo sentido.

Abraham Goldstein
Presidente Nacional

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …