Irmandade Muçulmana está perdendo a chance de deixar boa impressão no Egito

O jornal Daily News do Egito informou que o tribunal administrativo nacional decidiu, na semana passada, que o popular “canal de dança do ventre” Al-Tet fosse tirado do ar por ter realizado transmissões sem ter licença. O canal muito popular aparentemente foi considerado ofensivo por algumas das forças islâmicas que estão em ascensão no Egito.

Não ficou claro que tipo de influência o partido Irmandade Muçulmana teve na proibição, mas o que está claro é que ninguém no Egito está se divertindo muito hoje em dia.

O país está mais dividido do que nunca entre os partidos islâmicos e os partidos menos religiosos e liberais, e a moeda egípcia perdeu 8% de seu valor em relação ao dólar nos últimos dois meses. O que é ainda mais preocupante é o aumento acentuado nos casos de brutalidade policial e estupro contra manifestantes da oposição. Tudo está se juntando à primeira impressão sobre o presidente Mohammed Mursi e a Irmandade Muçulmana: estão desperdiçando sua primeira chance no poder.

Em algum momento dos próximos meses, Mursi visitará a Casa Branca. Ele tem apenas uma chance de deixar uma segunda impressão caso queira continuar recebendo ajuda financeira do Congresso dos EUA. Mas, será que este governo tem alguma segunda impressão a oferecer?

A Irmandade Muçulmana deveria anistiar todos os presos políticos do regime de Mubarak que não tenham as mãos manchadas de sangue, inclusive porque precisará de todos para uma nova estratégia de governo.

No entanto, o Egito que não possui riqueza natural como a Arábia Saudita, (em troca da qual o mundo fecha os olhos) terá dificuldade em manter sua versão do Islã político – que é resistente ao empoderamento das mulheres e ao pluralismo religioso e político. Seu único recurso natural é o seu povo – composto por homens e mulheres e precisa  liberar todo o potencial de crescimento que reside nas pessoas.

Veja a análise completa em: http://noticias.uol.com.br/blogs-e-colunas/coluna/thomas-friedman/2013/02/22/irmandade-muculmana-esta-perdendo-a-chance-de-deixar-boa-impressao-no-egito.html

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …

Deixe um comentário