I Semana e Fórum de Solidariedade ao Povo Palestino

Nesta próxima semana, teremos uma situação inusitada. Nossa Prefeitura resolveu oficialmente apoiar um evento de uma semana que¸ a princípio, pode parecer uma atitude de grandeza de nossas autoridades executivas.

Entretanto, ao examinarmos o evento em questão, a I Semana e Fórum de Solidariedade ao Povo Palestino, que acontecerá entre os dias 29 de Novembro e 07 de Dezembro, estaremos diante de mais um despreparo de nosso governo executivo.

Todos sabemos que existe uma questão séria no Oriente Médio e que ela deve ser abordada e que as necessidades do povo palestino devem ser acolhidas e encaminhadas. Longe de nós ignorarmos os anseios de um povo.

Entretanto, especificamente, no que tange aos temas, debates e aulas sugeridas para o fórum da semana em questão, o que se evidencia é a demonização do Estado de Israel, transformando este fórum numa semana de ódio e intolerância.

Nossa prefeitura está apoiando um evento que incita a intransigência, que dissemina inverdades e alardeia o ódio, descaracterizando o conflito da região.

Seria extremamente enriquecedor se nosso prefeito, imbuído de um espírito pacificador, até mesmo misericordioso, resolvesse apoiar um Fórum que abordasse verdadeiramente a questão do povo palestino.
Desde que ele tivesse a consciência de verificar seus parceiros e se certificar sobre a lisura de suas intenções.

Se os organizadores tivessem convidado interlocutores que promovessem o diálogo e a tolerância, agentes interessados em construir pontes de escuta mútua para a viabilização da um caminho de paz, de uma possibilidade de um futuro de dois estados com dois povos vivendo de suas culturas e tradições, aí sim, todos apoiaríamos.

Mas, o que veremos não é isso, e é por este motivo que tenho que expressar minha revolta hoje aqui!!!

Será que já nos tornamos tão levianos que damos a chancela de nossa cidade para qualquer? Será que não nos importa fazer o discurso do ódio? Será que aprendemos com o prefeito e sua claque o discurso da massa intolerante?

A cidade de São Paulo é majestosa e diversa demais para se limitar a ouvir um lado só de uma questão.

Sim, queremos solidariedade ao povo palestino, mas não admitimos que a questão remeta à demonização do Estado de Israel e de seus cidadãos.

Nossa cidade e, com certeza, o povo palestino e o povo israelense merecem mais.

Floriano Pesaro
Sociólogo e Vereador. Deputado Federal eleito (PSDB-SP).

* Pronunciamento realizado no plenário da Câmara Municipal de São Paulo em 25 de novembro de 2014.

Veja também

Encontro feminino com Renata Taveiros de Saboia

Encontro feminino com Renata Taveiros de Saboia 📅 08/04 – segunda-feira 🕛 17h00 Informações e …