Ex-embaixador explica por que Israel ajudou resgate no Quênia

Durante o ataque a um shopping no Quênia, a imprensa internacional apontou que Israel ajudou o governo queniano nas negociações. Os detalhes desse auxílio, porém, não foram revelados. Algumas pistas surgiram nas palavras de Yuval Steinitz, ministro israelense de Assuntos Estratégicos.
À agência de notícias AP, ele disse que o governo estará sempre pronto para ajudar países amigos no combate ao terrorismo. Ex-embaixador de Israel no Quênia, Arye Oded conta, diretamente de Israel, como funciona essa cooperação e os interesses israelenses na região. O diplomata aposentado, hoje pesquisador sobre África Oriental na Universidade Hebraica de Jerusalém, explica por que Israel e Quênia são tão próximos, desde a independência do país africano, em 1963. Há centenas de israelenses, segundo ele, que vivem em Nairóbi. São empresários de várias áreas, inclusive em lojas e restaurantes que funcionavam no Westgate. Mas a preocupação principal é com o avanço de grupos extremistas na região.

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …

Deixe um comentário