Eventos discutem violência, racismo e segregação, em Campinas

A partir de 01 de setembro, a Escola Brasileira de Psicanálise, em parceria com a Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em Campinas, promove um ciclo de eventos aproveitando filmes para promover um debate entre psicanalistas e outros profissionais sobre a violência, o racismo e a segregação.

O filme escolhido para a primeira atividade é o premiado “Ida” (2013), do polonês Pawel Pawlikowski. Ambientado na Polônia, no início da década de 1960, o filme conta a história de Anna, uma garota de 18 anos prestes a se tornar freira e é confrontada com um passado desconhecido, revelado por sua tia Wanda, uma promotora de justiça do regime comunista polonês. Anna descobre que seus pais, judeus, foram mortos pelos nazistas. Na jornada pela busca dos corpos de seus pais, Anna se confronta com o antissemitismo, com as cicatrizes da guerra e com suas próprias escolhas.

Após a apresentação, os psicanalistas Veridiana Maruci, Eduardo Bueno e Patrícia Badari e o filósofo Douglas Ferreira Barros debaterão com o público, buscando uma linguagem acessível. “Nosso objetivo é o de levar à cidade um debate instigante através do cinema. Será uma boa conversa com um público bastante diversificado”, resume a Veridiana, que também coordena o ciclo.

Palestra, em Campinas – SP, Quinta-feira, 01 de Setembro, 19:00, Auditório Eva Herz, LIVRARIA CULTURA – SHOPPING IGUATEMI CAMPINAS – Avenida Iguatemi, 777 – Piso 1 – Lojas 04 e 05. Ingresso: Gratuito. Faixa etária: 16 anos. Duração: 2 horas 30 minutos. Capacidade do auditório: 95 lugares.

Veja também

Mais um encontro inspirador, na B’nai B’rith, com a neuroeconomista Renata Taveiros de Saboia

Ontem, segunda-feira, tivemos mais um encontro inspirador na B’nai B’rith! A neuroeconomista Renata Taveiros de …