Ester Proveller: um grande exemplo

Aos 77 anos Ester Proveller nos deixou. Com sua morte a B’nai B’rith do Paraná perdeu sua presidente, a comunidade judaica uma grande líder e a sociedade curitibana uma benemérita voltada a ações para melhorar a vida dos mais vulneráveis e necessitados.

Para Isac Baril que acompanhou de perto a trajetória de Ester, tendo presidido as mesmas instituições, ela desenvolveu um trabalho brilhante na comunidade. Como presidente da Kehilá de Curitiba, por quatro anos, se dedicou a melhorar a qualidade do ensino da escola israelita. A Kehilá, explica Isac, abriga todas as atividades da comunidade, nas áreas religiosa, cultural, esportiva e educacional.

No ensino, Ester era muito ligada à área social e da própria base física da escola.

À frente da B’nai B’rith do Paraná realizou um grande trabalho.

Um dos programas implantados em sua gestão consistiu na parceria com o Country Club e a UniBrasil, trazendo importantes personalidades da política e economia para debater sobre a situação brasileira. “Foi uma parceria muito boa”, destaca Isac.

Palestra no Country Club em Curitiba: B’nai B’rith comemora
68 anos de Israel com palestra de Demétrio Magnoli (Alef) .
Nos últimos dois anos têm motivado os voluntários da B’nai B’rith Paraná a realizarem um trabalho excepcional junto ao Hospital Pequeno Príncipe que atende crianças em tratamento de câncer, desenvolvendo atividades junto à garotada.

Um de seus últimos eventos foi o lançamento do filme O Despertar de Solomon, com doação de leite em pó para o Hospital Pequeno Príncipe. Na mesma data as crianças receberam a visita do ator Luciano Szafir e sua esposa, que vieram à Curitiba para o lançamento do filme, e tiveram uma apresentação da banda do QI Leon Knopfholz, autor do conto que deu origem a filme.

Suas ações beneficentes abrangia toda a sociedade do Paraná. O Festival Internacional de Presépios Natalinos foi uma das iniciativas que Esther desenvolveu ao longo dos anos, levado a frente por uma ONG, conforme relatado na Coluna de Aroldo Murá Haygert, no Diário Indústria & Comércio.

No próximo dia 11 de agosto as instituições da comunidade judaica do Paraná realizarão uma homenagem a esta que foi uma grande mulher e líder dedicada a um dos princípios fundamentais da B’nai B’rith, o Tikum Olam (melhorar o mundo). Que seu nome seja inserido na corrente da vida eterna. E sua memória seja uma benção e uma referência para todas as gerações.

Entre as voluntárias da B’nai B’rith do Paraná no Hospital Pequeno Príncipe.
 

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …