Aos 77 anos Ester Proveller nos deixou. Com sua morte a B’nai B’rith do Paraná perdeu sua presidente, a comunidade judaica uma grande líder e a sociedade curitibana uma benemérita voltada a ações para melhorar a vida dos mais vulneráveis e necessitados.
Para Isac Baril que acompanhou de perto a trajetória de Ester, tendo presidido as mesmas instituições, ela desenvolveu um trabalho brilhante na comunidade. Como presidente da Kehilá de Curitiba, por quatro anos, se dedicou a melhorar a qualidade do ensino da escola israelita. A Kehilá, explica Isac, abriga todas as atividades da comunidade, nas áreas religiosa, cultural, esportiva e educacional.
No ensino, Ester era muito ligada à área social e da própria base física da escola.
À frente da B’nai B’rith do Paraná realizou um grande trabalho.
Um dos programas implantados em sua gestão consistiu na parceria com o Country Club e a UniBrasil, trazendo importantes personalidades da política e economia para debater sobre a situação brasileira. “Foi uma parceria muito boa”, destaca Isac.
68 anos de Israel com palestra de Demétrio Magnoli (Alef) .
Um de seus últimos eventos foi o lançamento do filme O Despertar de Solomon, com doação de leite em pó para o Hospital Pequeno Príncipe. Na mesma data as crianças receberam a visita do ator Luciano Szafir e sua esposa, que vieram à Curitiba para o lançamento do filme, e tiveram uma apresentação da banda do QI Leon Knopfholz, autor do conto que deu origem a filme.
Suas ações beneficentes abrangia toda a sociedade do Paraná. O Festival Internacional de Presépios Natalinos foi uma das iniciativas que Esther desenvolveu ao longo dos anos, levado a frente por uma ONG, conforme relatado na Coluna de Aroldo Murá Haygert, no Diário Indústria & Comércio.
No próximo dia 11 de agosto as instituições da comunidade judaica do Paraná realizarão uma homenagem a esta que foi uma grande mulher e líder dedicada a um dos princípios fundamentais da B’nai B’rith, o Tikum Olam (melhorar o mundo). Que seu nome seja inserido na corrente da vida eterna. E sua memória seja uma benção e uma referência para todas as gerações.
Você precisa fazer login para comentar.