Em Israel, Mendonça Filho recebe apoio para pôr em prática ensino do Holocausto no Brasil

O ministro José Mendonça Filho foi a Israel conhecer os vários aspectos do sistema educacional do país. Teve a oportunidade de visitar a cidade de Ramat Gan e verificar como a cidade utiliza recursos para melhorar o desempenho de suas escolas e professores. Na visita, o ministro conversou com as responsáveis pelo sistema de educação da cidade e o comparou com a realidade brasileira.

Em conversa com um amigo ao retornar de Israel, o ministro falou com entusiasmo sobre as áreas de pesquisa e inovação e da escola de jovens talentos. Mencionou também que “o entendimento da importância estratégica da educação para o país (presente e futuro) permeia em toda a sociedade, e não é retórica, percebe-se na prática”… A visita à Universidade de Tel Aviv foi uma ótima oportunidade para o ministro conhecer a maior universidade de Israel, com 30.000 alunos e travou diálogo com o presidente da TAU, Joseph Klafter sobre seu orçamento, comparando-o com aquelas das universidades públicas brasileiras…

Em Jerusalém, o ministro visitou o Yad Vashem e abriu um canal de conversação para que a instituição possa participar da capacitação dos professores da rede pública no Brasil sobre o ensino sobre o Holocausto, tema que passa a ser obrigatório nas escolas públicas, a partir da nova base nacional curricular, aprovada pelo MEC.

O Yad Vashem já realiza esse trabalho na Guatemala… Mendonça Filho conversou com o prefeito de Jerusalém, Nir Barkat, e em seguida encontrou-se com o ministro de Ciência e Tecnologia, Ofir Akunis, que deve visitar o Brasil em breve. Discutiram formas de cooperação, inclusive com a participação da CAPES, para autorizar bolsas de estudo de mestrado e doutorado para brasileiros nas Universidades de Israel. Ao final o Ministro visitou a Knesset durante uma sessão de trabalhos.

Veja integra em: www.conib.org.br
Conib

Veja também

31 de março – Dia de Lembrança da Inquisição

Você sabe o que foi a “Santa Inquisição”? Iniciada na Espanha em 1478, tinha como …