Elul – Tishri: os preparativos para o Ano Novo Judaico, dias 24/25

Estamos há duas semanas na expectativa de Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico de 5775.

Desde já compenetrados em fazer um balanço de nossas vidas no período que ora finda e nos preparativos deste Ano Novo. Os lugares nas Sinagogas e o planejamento do encontro familiar nos lares nestes grandes dias, com as mulheres buscando fazer o que há de melhor para as refeições.

Uma grande confraternização pelo mundo para todos judeus.

O que simboliza este mês nas sinagogas desde o inicio do “Rosh Kodesh” é o toque de Shofar, o chifre de carneiro que com o seu tom agudo chama para a reunião nas sinagogas. É um antigo costume que se costuma ouvir diariamente nas sinagogas neste mês de Elul. “Tekia – Shevarim -Terua- Tekia –Geduela” que antecede com as palavras ”Hajim haras olam” –“Este dia é o nascimento do mundo”. Hoje somos todos julgados – na expectativa de um ano novo cheio de esperança e bem estar.

Tishri é o sétimo mês dos doze do ano judaico. Corresponde às três tribos: Efraim, Menashe e Benjamin. Também é chamado de “O mês dos fortes” e “O mês dos antigos”. Espiritualmente na Torá o mês representa a Mitzvá de todos os dias festivos de Rosh Hashaná, em Shemini Atzeret e em Simcha Torá.

Este ano especialmente temos muito a pensar. O nosso querido Estado Israel acaba de ser confrontado não só por Terra, Ar e Mar por foguetes diários, mas também pelo subsolo, pelos Túneis. E será que acabou esta confrontação por nossa defesa? Será que haverá alguma calma do Sul ao Norte e para poder contribuir como sempre temos feito com criatividade e progresso democrático de respeito aos nossos e todos os seres Humanos.

Que a paz seja possível é o nosso desejo e a nossa oração.

Leshaná Tová Ticatevu Umetuka.

Ernesto Strauss – Diretor Cultural B’nai Brith Brasil

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …

Deixe um comentário