Memorial de Curitiba vai ganhar efígie de cônsul português que salvou 30 mil vidas

Loja Chaim Weizmann da B’nai B’rith Paraná e líderes da comunidade judaicas marcaram presença no evento.

Curitiba vai ganhar uma efígie (representação de uma pessoa numa moeda, pintura ou escultura) em homenagem ao cônsul português Aristides de Sousa Mendes (1885-1954).

A obra ficará no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, e faz parte do Acordo de Cooperação Cultural e Inovação que Curitiba assinou com a cidade de Carregal do Sal (Portugal).

A efígie do Memorial será uma ampliação baseada na medalha com o rosto de Aristides de Sousa Mendes que o prefeito de Carregal do Sal, Paulo Catalino de Almeida Ferraz, deu ao prefeito Rafael Greca durante cerimônia no Salão Nobre da Prefeitura de Curitiba, à qual estiveram presentes: a vice-cônsul de Portugal em Curitiba, Suzana Pereira; a cônsul-geral da Polônia, Marta Olkowska; a cônsul da Espanha, Blanca Hernando Barco; o presidente da Federação Israelita do Paraná, Alexandre Knopfholz; o presidente da B’nai B’rith de Curitiba, Szyja Lorber; além de membros da comunidade.

Ao receber o prefeito Paulo Catalino, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, declarou que “o cônsul Aristides de Sousa Mendes viveu em Curitiba entre 1918 e 1919, sendo um dos mais brilhantes cônsules de Portugal que passaram pela nossa cidade. Ele foi um benfeitor da humanidade que salvou perto de 30 mil pessoas do Holocausto nazista. A sua memória precisa ser honrada”, afirmou ele.

ARISTIDES DE SOUSA MENDES
Aristides de Sousa Mendes (1885-1954) nasceu em Carregal do Sal e durante a 2ª Guerra Mundial concedeu vistos de entrada em Portugal para 30 mil pessoas, a maioria judeus, desobedecendo as ordens do ditador fascista António de Oliveira Salazar.

“Exaltar um homem como Aristides de Sousa Mendes é exaltar a própria sobrevivência da humanidade. Ele foi um semeador de estrelas. A partir de 1940, assinou sem pestanejar 30 mil salvos-condutos. Esse homem escreveu essas letras douradas em sua memória: ‘Tenho que salvar essas pessoas, tantas quanto eu puder, porque eu prefiro estar com D´us contra os homens do que com os homens contra D´us’”, acrescentou Greca.

O prefeito de Carregal do Sal, Paulo Catalino, agradeceu a homenagem que o cônsul português vai receber em Curitiba. “Em Lisboa assinamos o acordo de cooperação cultural. A grande sensibilidade que o prefeito de Curitiba mostrou com os valores que Aristides de Sousa Mendes trouxe à sociedade só podem fazer desse prefeito um homem de grande nobreza, à imagem da cidade que acolheu o Aristides de Sousa Mendes. Na história podemos escrever o nome e os valores de Aristides além-fronteiras para os nossos filhos, nossos netos”, afirmou Paulo Catalino.

O prefeito também contou que Carregal do Sal está construindo um museu em homenagem a Aristides de Sousa Mendes, que deve ser inaugurado em 2024. A efígie de Aristides de Sousa Mendes que ficará no Memorial de Curitiba foi encomendada ao artista e escultor Rafael Sartori.

CONCERTO E PRESENÇAS
O prefeito Paulo Catalino de Carregal do Sal, cidade natal de Aristides de Sousa Mendes, foi recebido com um concerto que teve apresentação da soprano Karolyne Liesenberg, do tenor Vitorio Scarpi e do pianista Jeferson Ulbrich. Foram executadas obras do compositor e maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos e do compositor italiano Giuseppe Verdi.

Além dos presentes já citados, também acompanharam a cerimônia: a embaixatriz emérita da Ucrânia, Fabiana Tronenko; o vice-presidente da Federação Israelita do Paraná, Isac Baril; o rabino Pablo Berman; o coordenador-geral do Museu do Holocausto de Curitiba, Carlos Reiss; o chefe da mesquita Central de Curitiba, sheikh Sayed Amir Hachem; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o diretor do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão; o assessor-chefe de Relações Internacionais de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó; os vereadores Mauro Bobato e Sargento Tânia Guerreiro; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; o presidente do Imap, Alexandre Matschinske; os secretários municipais do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr; de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz; e da Educação, Maria Sílvia Bacila; o controlador-geral do Município, Daniel Conde Falcão; o presidente do ICS, Tiago Waterkemper e outros representantes religiosos.

Prefeito Rafael Greca e Prefeito de Carregal do Sal, Paulo Catalino (Portugal) durante evento na Prefeitura de Curitiba em homenagem ao Cônsul Aristides de Souza Mendes - Curitiba, 27/03/2023 - Foto Daniel Castellano / SMCSPrefeito Rafael Greca e Prefeito de Carregal do Sal, Paulo Catalino (Portugal) durante evento
na Prefeitura de Curitiba em homenagem ao Cônsul Aristides de Souza Mendes
Curitiba, 27/03/2023 – Foto Daniel Castellano / SMCS

 

Representantes da comunidade israelita de Curitiba com os prefeitos Rafael Greca de Curitiba, e Paulo Catalino, de Carregal do Sal, em Portugal, e ainda com a vice-cônsul de Portugal em Curitiba, Suzana Pereira - Curitiba, 27/03/2023 - Foto Daniel Castellano / SMCSRepresentantes da comunidade israelita de Curitiba com os prefeitos
Rafael Greca de Curitiba, e Paulo Catalino, de Carregal do Sal, em Portugal,
e ainda com a vice-cônsul de Portugal em Curitiba, Suzana Pereira
Curitiba, 27/03/2023 – Foto Daniel Castellano / SMCS

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …