Dr. Paulo Saldiva encerra com brilhantismo palestras da B’nai B’rith SP em 2017

Dr. Paulo Saldiva em uma palestra com muito humor abordou os problemas das grandes cidades, política nacional, respondendo a muitas perguntas, sempre relacionando os temas ao que acontece com o corpo humano.

Patologista, diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP estudou a história da B’nai B’rith e agradeceu a honra de dirigir-se a tão distinto público.

Elencou três problemas principais na área da saúde decorrentes de morar em grandes cidades: obesidade, câncer e doenças mentais.

A obesidade já constitui maior problema mundial do que a fome. Como andar hoje em São Paulo, se por um lado há a violência, por outro, as calçadas. Como cuidar de 37 mil quilômetros de calçadas?

Os bebês de baixo peso que conseguiram sobreviver se tornarão adultos obesos, o que explica o fenômeno da obesidade na África e em outras populações carentes, relatou.

Se houvesse Instagram, os genocídios do século passado não teriam acontecido, pois a visibilidade provoca reações intensas. Hoje há menos violência do que no século passado, mas como estamos expostos a tudo o que acontece temos maior percepção da violência, e achamos que ela aumentou.

Mostrou-se otimista em relação ao futuro do Brasil, na medida em que sente que de dois anos para cá os alunos estão mais envolvidos e atentos à política nacional e vê  movimentos de reação que acredita levarão a mudanças.

Foi uma noite memorável, tendo como moderadora a presidente da B’nai B’rith São Paulo Zeila Sliozbergas, e como convidado um orador brilhante, que abordou temas difíceis com muito humor e conhecimento. Uma excelente forma de encerramento das palestras de 2017.

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …