Dois pesos, duas medidas?

Na sexta-feira, 17 de fevereiro, o ITAMARATY, Ministério das Relações Exteriores do Brasil, soltou uma nota conjunta com os governos argentino, chileno e mexicano em desacordo com o governo de Israel por legalizar assentamentos na região da Cisjordânia.

Segundo o comunicado, os governos desses países latino-americanos afirmam ver com “profunda preocupação” a decisão do governo israelense de legalizar nove postos avançados e construir 10 mil casas em assentamentos na Cisjordânia.

Os países declaram na missiva que “essas medidas unilaterais constituem graves violações do Direito Internacional e das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas”.

Contudo, nós, da B´nai B´rith, questionamos o porquê de esses países apenas soltarem manifesto contra Israel já que pelo senso do equilíbrio, da isonomia e da correção, deveriam questionar, de forma forte, o fato de os governos palestinos – Hamas, em Gaza, e Autoridade Palestina, na Cisjordânia – continuarem a financiar, fomentar e praticar o terrorismo, causando inúmeras vítimas civis, entre elas crianças e idosos.

Por que, senhores representantes dos respectivos governos do Brasil, Argentina, Chile e México?
Não obstante, assim como na nota, acreditamos na solução da existência de dois estados: Israel e Palestina, que possam conviver em total harmonia, cooperação mútua e fronteiras seguras. Para tal, juntamo-nos à conclamação do texto para o retorno aos entendimentos bilaterais entre as autoridades representativas. Todos têm a ganhar com a ação!

Com base nos pilares de Harmonia, Fraternidade e Paz com respeito aos Deveres e Direitos Humanos, contra o Preconceito e o Antissemitismo, a B’nai B’rith – Filhos da Aliança – é uma entidade com 180 anos de fundação e 90 anos de presença no Brasil. Atuante em mais de 50 países pelo mundo, ocupa assento fixo na Organização das Nações Unidas – ONU desde a sua criação, além de Organização dos Estados Americanos – OEA e outros.

B’nai B’rith do Brasil

 

Dois pesos, duas medidas?

Veja também

Mais um encontro inspirador, na B’nai B’rith, com a neuroeconomista Renata Taveiros de Saboia

Ontem, segunda-feira, tivemos mais um encontro inspirador na B’nai B’rith! A neuroeconomista Renata Taveiros de …