Diálogo Católico-Judaico

O Encontro Anual do Diálogo Católico Judaico (DCJ) com o tema “Amarás o Estrangeiro” teve lugar nos dias 4 e 5 de novembro. Edgar Lagus vice-presidente nacional (Região Centro-Sul) e Lia Bergmann, assessora de Direitos Humanos e Comunicações representaram a B’nai B’rith no evento.

No primeiro dia na A Hebraica, teve lugar uma conferência com os palestrantes: Prof. Dr. Mathias Grenzer (PUC SP) e José Amarante, (Sinagoga Shalom). Como as escrituras sagradas tratam do tema dos estrangeiros foi o destaque e ambos mostraram como tanto a Torá como o Novo testamento ressaltam a necessidade de cuidar dos estrangeiros. A Torá determina que merecem especial atenção os órfãos, as viúvas e o estrangeiro.

Seguiu-se o debate com muitas perguntas voltadas também a questões práticas, do que se pode fazer hoje para ajudar os refugiados, cujo número cresce diariamente também no Brasil.

Depois, a parte de atividade cultural contou com a Peça Teatral Um novo Olhar, da Cia. Quinquió, com a apresentação do Coral Kadosh, sob a regência de Marcio Besen e do Grupo de dança de A Hebraica, animando o público, que dançou e cantou em conjunto.

O segundo dia, na Paróquia São Luís centrou-se na prática, com depoimento de instituições que vem realizando o atendimento aos refugiados no Brasil. Caritas Arquidiocesana e Missão Paz relataram seu trabalho, seguindo-se testemunho de refugiados amparados por ambas as instituições.

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …