Dia em memória das vítimas da Inquisição – 31 de março

Dia em memória das vítimas da Inquisição – 31 de março

Artigo da professora Daniela Levy

Você sabia que o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição atuou 300 anos no Brasil?

Vigiou, perseguiu e enviou para a prisão em Portugal muitos descendentes dos judeus convertidos, acusados da prática secreta do judaísmo. Como instituição racista, considerava que o judaísmo era transmitido pelo sangue até as próximas sete gerações, o que fazia do acusado culpado por nascimento. Em Lisboa muitos arderam nas suas fogueiras.

Como instituição totalitária, o tribunal moldou a sociedade portuguesa e brasileira, formando uma sociedade do medo, em que as pessoas aprenderam a dissimular, esconder suas ideias, crenças e costumes. Transformou amigos, parentes e vizinhos em espiões a serviço da instituição!

Enfraquecida pelas medidas do Marquês de Pombal, que em 1772 acabou com a distinção entre cristãos novos e cristãos velhos, a Inquisição foi perdendo sua mais importante fonte de renda, o confisco de bens dos acusados.

Terminou sendo extinta no dia 31 de março de 1821 pelas cortes portuguesas.

Mas foi somente nesse século que a Igreja reconheceu os prejuízos causados pela instituição e o Papa João Paulo II, no ano de 2004, pediu perdão pelos erros cometidos e métodos empregados pelo Santo Ofício.

Hoje lembramos que a liberdade de crença é fundamental para a construção de uma sociedade saudável e feliz.

Daniela Levy

 

Dia em memória das vítimas da Inquisição – 31 de março Dia em memória das vítimas da Inquisição – 31 de março