Confraternização marca os 175 anos da BBI e 86 da B’nai B1rith Brasil

No último domingo (9/11), a B’nai B’rith Brasil reuniu irmãos de São Paulo, Rio, Curitiba e Porto Alegre para uma confraternização que marcou os 175 anos de fundação da entidade, 86 da presença no Brasil e os 70 anos de Israel.

O evento, que teve como mestre cerimônia o jornalista Alberto Danon, começou com a bênção de Shehehianu, seguida pelo acendimento da Menorá conduzida pelo casal Epstein de Porto Alegre, explicando o significado de cada um dos sete braços- Fraternidade, Beneficência, Harmonia, Luz, Justiça, Paz e Verdade, e que ela é feita da direita pela esquerda, deixando por último a vela central.

Abraham Goldstein, presidente da BB Brasil, relembrou passagens da história da entidade: “Temos que manter a nossa atuação, objetivando uma vida melhor a todos e todas. Uma vida onde os Direitos e Deveres estão presentes com liberdade, democracia e justiça. Onde o judaísmo continue florescendo, inspirando e nos guiando pelos caminhos da Tzedaká ( Justiça Social) e Tikun Olam ( ação por um mundo melhor)”.

Um vídeo com diversos momentos da história da entidade no Brasil, com a grande expansão após o Estado Novo, foi produzido especialmente para a ocasião, abrilhantando a confraternização.
Jacobo Wolkovicz, Vice Presidente da B’nai B’rith Latino Americana e membro do Conselho da entidade internacional e Eduardo Kohn, Diretor Executivo da B’nai B’rith para a America Latina, passaram as suas mensagens reforçando os programas internacionais da B’nai B’rith e os alertas pela situação na nossa região. Foram transmitidas mensagens do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, Jayme Gudel e Leon Meyer do Rio de Janeiro e Liane Richter de Porto Alegre.

Seguiu-se uma apresentação do grupo de Dança Folclórica Israeli Ameinu da B’nai B’rith e da cantora Regis Karlik que convidou a todos para bailarem.

Prestigiaram o evento Abrão Lowenthal, Presidente do Fundo Comunitário, Mário Epstein e esposa, vice-presidente da B’nai B’rith (Região Sul), Edgar e Débora Lagus, vice-presidente (Região Centro-Sul), Zeila Sliozbergas, presidente da B’nai B’rith São Paulo, Pedro e Matilde Gus, da Loja Yehuda Halevi (POA), Gustavo Berman e Leon Knopfohlz, da Loja Chaim Weizmann, da BB Paraná, Patricia Tolmasquim, presidente da Loja Albert Einstein, do Rio de Janeiro, Sergio Napchan, representando a CONIB e Enio Lewinsky, pela FISESP.

Todos os irmãos ouvidos, reforçaram a necessidade de se estabelecerem políticas duras contra o antissemitismo, direitos humanos e contra a discriminação. Também, discorreram sobre algumas das atividades feitas por cada estado, sendo que o maior destaque foi para as Jornadas pela história do Holocausto e Democracia, em uma ação em parceria com a rede municipal de ensino.

Todos os dizeres e o ambiente convergiram para o lema da entidade: Beneficência, Fraternidade e Harmonia

 

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …