Comunidade judaica paulista promove ato pelo Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a Confederação Israelita do Brasil (Conib), a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e a Congregação Israelita Paulista (CIP), promoveram no dia 25 de janeiro, na CIP, um ato solene.

Além de lideranças judaicas e de sobreviventes do Holocausto, o evento contou com a presença de autoridades políticas, religiosas, e diplomáticas, como a senadora Marta Suplicy, o ex-ministro Celso Lafer, a diretora do Instituto Lula, Clara Ant, os deputados Fernando Capez e Coronel Telhada, o presidente da OAB, Marcos da Costa e o presidente do Lide, João Doria, além dos cônsules e representantes diplomáticos de Israel, Itália, França, Alemanha, Portugal, Espanha, Irlanda, Peru e Países Baixos. Também marcaram presença Dom Odilo Scherer e Dom Raymundo Damasceno e representantes de outras religiões.

Na solenidade foram lembrados Ben Abraham e Aleksander Laks, sobreviventes falecidos em 2015. Miriam Necrycz, esposa de Ben Abraham, acompanhada da sua filha e netos, recebeu como homenagem um certificado de plantio de árvores das mãos do presidente do KKL Brasil, Eduardo El Kobbi. A organização ambiental também presenteou os demais sobreviventes com Hamsas.

Representando os cerca de 20 sobreviventes que participaram do ato, Rachela Gotthilf relatou os horrores que presenciou no Holocausto e alertou para a reedição do livro Mein Kampf de Adolf Hitler. “Eu vi com os meus próprios olhos o sangue vermelho com explosões no Gueto de Varsóvia. Eu vi levarem minhas amigas. Eu senti o cheiro das câmaras de gás. Sinto a obrigação moral de contar ao mundo e dizer em voz alta: eu estive lá. Peço a vocês, cidadãos do mundo, para que interfiram com tudo o que é possível para impedir a reedição deste livro”, disse.

A solenidade conduzida pelos rabinos Michel Schlesinger e Ruben Sternschein contou com o acendimento de seis velas em homenagem aos seis milhões de judeus que pereceram no Holocausto e aos sobreviventes e com discursos de Bruno Laskowsky, presidente da Fisesp, do deputado Fernando Capez e da senadora Marta Suplicy.

Quem compareceu ao evento pôde conferir a exposição “Memórias do Holocausto”, com fotos, documentos e objetos cedidos pelo Museu Judaico de São Paulo, que também faz a curadoria da mostra.

O ato solene em memória às vítimas do Holocausto contou com o apoio do Consulado Geral de Israel em São Paulo, da Beth-El e Shalom, Unibes, KKL Brasil, Agência Judaica para Israel, Sherit Hapleitá e Museu Judaico de São Paulo.

CIPGeral
CIPCelsoLafer,-MaluTucci
CIPNatalini
CIPMiriam-Neckricz

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …