Centro Israelita do Paraná e B’nai B’rith promovem Avant- Première, 10/03 em Curitiba

No próximo dia 10 de março Centro Israelita do Paraná (CIP) e a B’nai B’rith promovem a Avant-Première do filme “O Despertar de Solomon” no dia 10 de março, às 20h30, em Curitiba.

O filme será apresentado no CIP e o ingresso é a doação de leite em pó e/ou fraldas infantis, em prol do Hospital Pequeno Príncipe, para o qual a Loja Chaim Weizmann, da B’nai B’rith PR desenvolve intenso trabalho. Após a projeção, haverá um debate com a plateia, com a participação do ator Luciano Szafir, do autor Leon Knopfholz e o produtor do filme, Marcos Cordioli.

Participa também da avant-première o presidente nacional da B’nai B’rith, Abraham Goldstein.

Para Leon Knopfholz que já presidiu a B’nai B’rith do Paraná é muito importante a ligação da Avant- Première com o trabalho beneficente da instituição. Ele relata que a ideia da obra “Confissões Silentes” na qual o conto foi publicado lhe ocorreu durante as orações de Yom Kippur.

A história gira em torno de um médico judeu, que perde a mãe um dia antes de seu bar-mitzvá, tornando-se totalmente cético e aborda o conflito entre a fé e a ciência, a luta interior de um homem com seus sentimentos do passado diante de acontecimentos recentes que fogem de seu controle.

Ao fazer sua adaptação ao cinema, em média metragem, Knopfholz se inspirou também na escrita do prêmio Nobel de Literatura Isaac Bashevis Singer, cuja obra aborda questões universais em contexto judaico, em situações que se passaram na Polônia no final do século 19 e começo do 20. Knopfholz adaptou o estilo para a Curitiba contemporânea, mas desenvolveu estilo próprio, demonstrando uma rara habilidade de cronista.

O filme contou com investimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), administrado pelo BRDE, e com recursos públicos geridos pela ANCINE (Agência Nacional de Cinema). O projeto foi realizado com o apoio do Fundo Municipal da Cultural, Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba. O filme teve ainda o apoio do Centro Israelita do Paraná, B’nai B’rith e Hospital Pequeno Príncipe.

A Avant-première “O Despertar de Solomon”, terá lugar no Centro Israelita do Paraná, dia 10 de março, às 20h30, à Rua Agostinho de Macedo, 248, Bom Retiro.

A programação inclui também um cabalat shabat na sexta-feira à noite e uma visita ao Hospital Pequeno Príncipe na tarde de 10 de março, onde a cantora Luhanna, esposa de Luciano Szafir, se apresentará com a banda de Leon Knopfholz, indicada duas vezes ao Grammy Latino.


Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …