Centenas de fugitivos da Síria em São Paulo recebem assistência em mesquita

Mais de dois mil refugiados sírios chegaram ao Brasil nos últimos anos, o que os torna a nacionalidade mais frequente em busca de acolhida aqui, de acordo com os dados do Comitê Nacional para Refugiados (Conare) do Ministério da Justiça. São Paulo é a cidade por onde a maioria chega.

Graças a uma norma estabelecida há dois anos pelo governo brasileiro e que será renovada este mês, o processo de asilo para sírios foi facilitado.

Diferentemente dos países europeus, o Brasil reconhece de antemão a crise humanitária da Síria e não recusa refúgio. Além disso, de acordo com a Cáritas, o processo de obtenção de vistos para sírios leva cerca de seis meses, e até três anos para outras nacionalidades.

O perfil dos refugiados sírios é diferente do de africanos que chegam ao Brasil: a maioria tem ensino superior e levava uma vida de classe média.

Todos os dias nos chega aqui pelo menos uma família nova ou um refugiado sírio — afirma Ahmad Ismael, secretário geral da Mesquita Brasil, a mais antiga da América Latina, instituição, que se tornou um ponto de referência para refugiados muçulmanos, especialmente sírios.

De acordo com Ismael, apesar da facilidade para entrar no país, o governo dá pouco suporte a quem chega.

O aumento da procura por refugiados sírios fez com que a mesquita triplicasse o número de vagas para aulas de português. Apenas em julho, eles distribuíram três mil cestas básicas para refugiados. Desde que a imagem do menino sírio morto na praia ganhou as páginas dos jornais no Brasil, a mesquita tem sido procurada por empresários dispostos a custear a vinda de sírios ao Brasil, segundo Ismael. Uma passagem de avião de Damasco para São Paulo custa em torno de US$1.500. A mesquita, no entanto, prefere não intervir no processo de fuga da Síria e se concentrar em ajudar os que chegam.

Leia mais sobre esse assunto em oglobo.globo.com/mundo

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …