B’nai B’rith SP participa do IV Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo – Cidade Amiga do Idoso

Uma iniciativa do médico e vereador (PV/ SP) Gilberto Natalini o Congresso Envelhecimento Ativo – Cidade Amiga do Idoso abordou o tema ‘Envelhecimento, trabalho e inclusão social: desafios e perspectivas’.

Realizado em 22 de setembro na Câmara Municipal de São Paulo, o evento contou cm a presença da presidente da B’nai B’rith SP Zeila Sliozbergas. “Nossa instituição completa em outubro 175 anos de atividade no mundo e 86 anos no Brasil, dedicando especial atenção aos idosos através de diversos projetos. Temos voluntários de todas as idades, alguns com mais de 80 anos, muito ativos e criativos e promovemos programas como as Oficinas de Autocuidado no Envelhecimento trazendo momentos de convívio social, informações importantes, estimulando a memória, o movimento e os sentidos de forma lúdica”, relata Sliozbergas, ressaltando a importância do Congresso ao proporcionar o debate sobre tema.

O envelhecimento da população é um fato no mundo e no Brasil. A cada segundo duas pessoas completam60 anos. Os sexagenários ou mais velhos representam uma em cada nove pessoas, e estima-se um crescimento para uma em cada cinco para 2050. (UNFPA, 2009)

No Brasil, o ritmo é acelerado. Estima-se que, em 40 anos, a população idosa vai triplicar no país, passando de 19,6 milhões (10% da população brasileira), em 2010, para 66,5 milhões de pessoas, em 2050 (29,3%). (IBGE, 2016).

Se por um lado a longevidade pode impactar a saúde e a previdência, por outro, pode representar grandes oportunidades para a sociedade, governo e empresas. É necessário, portanto, que os esforços sejam concentrados para essa nova demanda.

“A mudança demográfica traz desafios enormes e acredito que é com a soma de esforços, interesses e iniciativas que podemos encontrar soluções justas e viáveis”, enfatiza Gilberto Natalini.

Veja também

Mais um encontro inspirador, na B’nai B’rith, com a neuroeconomista Renata Taveiros de Saboia

Ontem, segunda-feira, tivemos mais um encontro inspirador na B’nai B’rith! A neuroeconomista Renata Taveiros de …