B’nai B’rith preside Seminário do Yad Vashem sobre o resgate de judeu durante o Holocausto

O diretor do Centro Mundial da B’nai B’rith em Jerusalém, Allan Schneider proferiu o discurso de abertura do seminário sobre o resgate de judeus por companheiros judeus durante o Holocausto realizado pelo Yad Vashem – Museu e Instituto de Pesquisa sobre o Holocausto, em Israel. O seminário sinalizou o lançamento do livro intitulado “Judeus resgatando judeus no Holocausto.” Antologia de língua hebraica, que inclui 36 histórias de resgate (representando milhares de outras conhecidas), e foi editado pelo historiador Avraham Milgram, do próprio Yad Vashem.

Milgram dividiu a obra em 10 capítulos descritivos, incluindo “Resgate sob falsa identidade ariana,” “Desencarceramento de judeus dos guetos,” “Resgate nos campos” e “Resgate de crianças”.

O livro é o primeiro dedicado inteiramente ao tema. Sua publicação foi encorajada pelo Comitê de Reconhecimento ao Heroísmo de Judeus durante o Holocausto. Schneider ajudou a fundar o Comitê em 2001 e desde então vem participando em inúmeras atividades para divulgar o fenômeno de salvamento de judeus por outros judeus.

Em seu discurso, Schneider considerou o livro “um divisor de águas na pesquisa sobre o Holocausto”. “Chegou o momento de levar ao conhecimento do público estas histórias que representam a mais sublime realização dos princípios judaicos seculares — ‘Cada judeu é responsável pelo outro’ e ‘Você não deve ficar de braços cruzados ao ver o sangue de seu vizinho”, disse Schneider.

Avner Shalev, disse que o livro comprovou que a solidariedade judaica não cessou durante o Holocausto.

Outros palestrantes participaram do seminário incluindo o Prof. Dan Michman, chefe do Instituto Internacional de Investigação sobre o Holocausto do Yad Vashem e o judeu que salvou outros judeus David Gur.

Veja também

B’nai B’rith está consternada com a invasão no Capitólio dos Estados Unidos

(Washington, D.C., 6 de janeiro de 2021) – O presidente da B’nai B’rith Internacional, Charles …

Skip to content