No marco dos 80 anos da libertação de Auschwitz-Birkenau, a Federação Israelita do Paraná (FEIP) e o Museu do Holocausto de Curitiba promoveram, em 27 de janeiro, evento em memória das vítimas do Holocausto, com apoio da B’nai B’rith Paraná e do Centro Israelita do Paraná.
O presidente da B’nai B’rith Brasil, Abraham Goldstein, esteve presente e realizou uma reunião-almoço com os irmãos da Loja Chaim Weizmann, debatendo ações contra o antissemitismo e planejando atividades para 2025.
À tarde, no auditório do Centro Israelita do Paraná, a cerimônia contou com a presença de Goldstein, dos vice-presidentes da FEIP, Fernando Brodeschi e Isac Baril, do presidente da Loja Chaim Weizmann, Szyja Lorber, cônsules, autoridades estaduais e municipais, além de representantes da comunidade israelita e de entidades sociais e culturais.
Conduzida por Carlos Reiss, coordenador do Museu do Holocausto de Curitiba, a celebração marcou a abertura da recém-reformada antessala do museu, com depoimentos, fotos e objetos que personificam as experiências das vítimas.
Houve também a inauguração de uma obra em homenagem ao casal sobrevivente Max e Hinda Epelzwajg.
Entre os depoimentos, destacaram-se o da cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska, dos vice-presidentes da FEIP, além da presença do fundador do museu, Miguel Krigsner.
O sobrevivente Gabriel Waldman emocionou o público ao compartilhar sua história e autografar seu livro “Ingrid, a filha do comandante”.
A cerimônia encerrou-se com um ato simbólico em homenagem aos seis milhões de judeus assassinados pelo regime nazista e seus colaboradores, com o acendimento de seis velas sobre suportes com água e plantas, ressaltando a importância da vida.
Você precisa fazer login para comentar.