B’nai B’rith condena Resolução da Assembleia Geral da ONU contra o Reconhecimento de Jerusalém como capita de Israel.

B’nai B’rith condena Resolução da Assembleia Geral da ONU contra o Reconhecimento de Jerusalém como capita de Israel, pelos EUA.

O presidente internacional da B’nai B’rith, Gary Saltzman, e o CEO Dan Mariaschin, emitiram a seguinte declaração em 21 de dezembro de 2017:

B’nai B’rith Internacional (BBI) denuncia a Assembleia Geral das Nações Unidas por ter aprovando hoje outra resolução anti-Israel, que se opôs ao reconhecimento do presidente Donald J. Trump de Jerusalém como a capital de Israel, expressando “profundo arrependimento de decisões recentes sobre o status de Jerusalém” e exortando “todos os Estados a absterem-se do estabelecimento de missões diplomáticas na Cidade Santa”.

A moção passou com 128 Estados membros votando a favor, 35 abstenções e nove votos contra. A B’nai B’rith reconhece que a Guatemala, Honduras, Ilhas Marshall, Micronésia, Nauru, Palau e Togo apoiaram os Estados Unidos e Israel.

Concordamos com a Embaixadora dos EUA, Nikki Haley, que o “foco desproporcional da ONU em Israel” é “um erro que prejudica a credibilidade desta instituição e que, por sua vez, é prejudicial para todo o mundo”. Importante, nenhuma nação tem tanto direito à sua à capital, como Israel em relação a Jerusalém, e os EUA têm razão em reconhecer essa realidade.

É inaceitável que aliados, como Grã-Bretanha, França e Alemanha, tenham votado a favor de uma resolução das Nações Unidas tão profundamente questionável. Tomamos nota dos países membros da União Européia e dos países da América Latina e do Caribe que se abstiveram nesta moção.

A Assembleia Geral realizou “sessões especiais de emergência”, como a de hoje, com mais frequência se concentrando em selecionando o único estado democrático Judeu do mundo por abuso do que desafiar ou criticar qualquer um dos outros 192 estados membros da ONU. A resolução foi trazida pela Turquia, que expressou a intenção de alterar o status final de Jerusalém em favor dos palestinos, e o Iêmen, onde a violência em curso gera uma catástrofe humanitária quase incomparável alimentada em parte significativa por extremistas apoiados pelo Irã, em cuja bandeira oficial lê “Morte à América, Morte a Israel, Maldição sobre os Judeus”.

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …