B’nai B‘rith: 178 anos com os mais elevados princípios da humanidade

Neste 13 de outubro celebramos a fundação da Ordem Independente e Fraterna da B’nai B’rith – em hebraico Filhos da Aliança. Na cidade de Nova York, em 1843, por um grupo de doze imigrantes originários da Alemanha e da Europa Central. Eles tinham como objetivos buscar a integração da identidade judaica com a esfera pública e civil na América e encontrar, no contexto social e intelectual, caminhos de defesa contra o preconceito racial.

Logo, com o crescimento da organização, ela tornou-se uma plataforma que deu palco e voz para os judeus serem reconhecidos como cidadãos integrados. Não foram poucos os desafios enfrentados pela B’nai B’rith nestes quase dois séculos voltados para a necessidade de uma representação étnica democrática, que manteve seus valores fundamentais e a solidariedade para com todos aqueles que sofriam exclusões, injustiças e discriminações.

O notável trabalho comunitário e histórico da B’nai B’rith, incluiu sua contribuição para organizar e financiar um sistema de hospitais e orfanatos, seu sólido seguro de vida, suas relações com novos imigrantes e seus esforços para alcançar todo o país e depois o mundo, onde hoje está em mais de meia centena de nações.

Como definir então o que é a singularidade da B’nai B’rith? Pode ser uma instituição fraternal, com objetivos morais, filantrópicos, sociais, educacionais, políticos, mas apartidária. Mas pode também ser uma organização judaica que apoia programas culturais e educacionais, que fornece serviços e se opõe vigorosamente à discriminação e ao antissemitismo. Ou ainda, uma instituição judaica internacional que cria e administra programas destinados a promover a melhoria social, educacional e cultural dos judeus e do público em geral, ao mesmo tempo em que se constitui na mais antiga sociedade de defesa dos direitos humanos do mundo! Melhor dizendo, o que distingue a B‘nai B’rith é um amálgama de todos esses conceitos, acrescidos à defesa de Israel e do Sionismo.

A B’nai B’rith desenvolveu-se e hoje em dia tem um caráter universalista que atua com os mais elevados princípios éticos e morais do judaísmo e da humanidade. Isso é demonstrado por suas declarações, campanhas, serviços comunitários e ações com o propósito filosófico judaico do Tikun Olam, de fazer deste um mundo melhor para todos. É por razões como estas, e pelo fato da excepcionalidade de seu caráter humanitário internacional que a B’nai B’rith ganhou assento na ONU e é reconhecida em outros importantes foros internacionais.

No Brasil, a organização está presente há 88 anos e prepara-se para em 2023 comemorar à altura seus 90 anos de atuação. Isso inclui o incentivo à fraternidade, ao diálogo inter-religioso, a inclusão social, a cultura da paz, a educação democrática e ao trabalho social, atuando em parcerias com outros setores da sociedade.

Por ocasião desta grata efeméride que marca os gloriosos 178 anos de fundação da B’nai B’rith, queremos cumprimentar e externar nossos abraços fraternos a todos os Queridos Irmãos das Lojas de todo o Brasil e do Exterior. Eles dedicam muitas horas de suas vidas para contribuir e edificar este nobre e altivo trabalho da BB. Também não nos esqueçamos dos saudosos e estimados irmãos que já nos deixaram, mas construíram a base deste formidável legado que estamos todos levando adiante: o combate à discriminação de todas as espécies.

Parabéns, B’nai B’rith!

Veja também

Para quem perdeu nossa Live, a boa notícia é que dá para ver na íntegra.

A B’nai B’rith promoveu mais um encontro virtual. Desta vez foi com o advogado Fernando …

Skip to content