Atentado à Amia: 26 anos depois…

Hoje é um dia triste e de reflexão, que marca os 26 anos do brutal e covarde atentado à Associación Mutual Israelita Argentina – AMIA, o qual ceifou a vida de 85 pessoas e feriu centenas de outras. Todas inocentes, que trabalhavam na entidade e cercanias ou apenas passavam pela rua.

A Argentina concentra a maior comunidade judaica da América Latina, com cerca de 230 mil pessoas, a sexta no mundo.

O mais surpreendente é que, até agora, os assassinos ainda não foram responsabilizados. Sendo que, dois anos antes, a embaixada de Israel na Argentina também tinha sido alvo de atentado similar.

Muitos mistérios encobrem o caso, inclusive o assassinato do procurador argentino judeu, Alberto Nisman, na véspera de revelar – e, segundo ele, provar – algo bastante perturbador para a cúpula do então governo argentino.

Os executores dos atos, assim como os seus idealizadores, financiadores e protetores, sejam quem forem, devem ser identificados, julgados e devidamente responsabilizados pelo ocorrido.

Fazemos, igualmente, um chamado à consciência de que o antissemitismo, que volta a se mostrar em suas mais ignorantes e nefastas formas, seja sempre combatido, em todos os locais. É inaceitável um grupo ser perseguido e discriminado por sua fé, religião, origem, cor de pele, comportamento, hábitos, preferência sexual, entre outros. Além de inaceitável, é de uma ignorância sem limite! É doentio!

É um dia importante para gritarmos ao mundo: basta a qualquer tipo de preconceito, a qualquer tipo de discriminação! Basta ao terrorismo como arma de dissuasão.

Devemos sempre agir por um mundo mais harmonioso, com melhores entendimentos, empatia e diálogo para construção de uma sociedade mais justa, com respeito ao diferente, à opinião contrária e aos pilares da nossa B´nai B´rith, que são:  Beneficência, Fraternidade e Harmonia, em defesa da cidadania, respeito e Direitos Humanos, sem nunca esquecermos dos nossos deveres.

Abraham Goldstein
Presidente da B´nai B´rith do Brasil

Atentado à Amia: 26 anos depois...

Veja também

Logo depois do evento das 15h, temos outro igualmente interessante, às 16h45, promovido pela Loja Barão Hirsch, do Rio Grande do Sul, também pelo Zoom.

Logo depois do evento das 15h, temos outro igualmente interessante, às 16h45, promovido pela Loja …

Skip to content