A verdade, a justiça e a paz

SHAVUOT-Véspera (Erev)- 19 de Maio – 05 de Sivan 5778

“Noite de Estudos”
Primeiro dia -20 de Maio – 06 de Sivan: Leitura dos 10 Mandamentos
Segundo dia – 21 de Maio – 07 de Sivan – YISKOR (Em Memória)

—————————————————————-

Esta Festa das Semanas se caracteriza pelos estudos e homologação dos 10 Mandamentos que fazem parte de todas as constituições do mundo ocidental. E devem servir como exemplo de comportamento em todas nossas respeitosas oportunidades.

Esta data nas comunidades judaicas ao redor do mundo se caracteriza pelas noites de estudos, vide exemplo da Congregação Israelita Paulista, da Comunidade Shalom, da Sinagoga Beth-El e inúmeras outras em São Paulo e em diversas cidades brasileiras.

Faz parte o estudo do Pirkei Avot – Ética dos Pais, tendo a primeira edição em português sido lançada pela Editora B’nai B’rith em 1990. Com tradução exemplar do Prof. Eliezer Levin z’L, – ao pé da letra e comentários – e ilustração primorosa de Hannah Brandt, um grande orgulho.

Citamos um de seus trechos:
Cap. II -16: Rabi Tarvon dizia: “Não te cabe terminar a obra, mas não és livre para abandoná-la.”
Se tiveres estudando muito a Torá o seu premio será grande. “E fiel é o senhor para quem trabalhas pagando- te a recompensa do teu esforço, lembrando a ti que a recompensa dos justos é no futuro.” Ou seja:
Cap. I – 18: Rabi Shimeon ben Gamiel diz: Só existem três coisas: a verdade, a justiça e a paz, pois foi dito. “Que a verdade, a justiça e a paz reinam nas vossas portas”.
São muitos os exemplos que constam no Pirkei Avot -a Ética dos Pais , de fundamental importância em nosso cotidiano.

Que o seu exemplo vigore pela paz entre os homens e que encontremos estas verdades. Que os caminhos do ódio não encontrem espaço entre os povos.

Em Shalom,
Ernesto Strauss – Diretor Cultural da B’nai Brith do Brasil

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …