A selfie e a identidade judaica

O início do ano civil é um momento de reflexão sobre nossa vida e nossos objetivos.

O rabino Lorde Jonathan Sachs em uma de suas palestras ressalta aspectos interessantes. O título é: “Como nós podemos enfrentar o futuro sem medo, juntos”. “How we can face the future without fear, together?” Há algo que cada um pode fazer, cada um de nós, diz ele.

E explica que os futuros antropólogos ao estudarem nossa civilização verão que ao longo da história humana cultuamos diversos deuses: o sol, as estrelas, pedras, e no século 20, a nação, a raça ariana, o comunismo. Ao olhar para os dias de hoje verificarão que é uma época de autoestima, autorrealização, com um maravilhoso ritual, o da selfie, onde adoramos o eu, eu, eu.

No entanto, diz o rabino, somos biologicamente animais sociais, necessitamos da interação face a face para gerar altruísmo, amizade, lealdade, amor.

“Mudem suas vidas, o texto de suas mentes, do eu para o nós”. E como judeus devemos priorizar três vertentes: “relacionamento, identidade, responsabilidade”.

Vale a pena ouvir em detalhes em www.ted.com

Veja também

Logo depois do evento das 15h, temos outro igualmente interessante, às 16h45, promovido pela Loja Barão Hirsch, do Rio Grande do Sul, também pelo Zoom.

Logo depois do evento das 15h, temos outro igualmente interessante, às 16h45, promovido pela Loja …

Skip to content