À Direção do Colégio Lourenço Castanho São Paulo, SP
Prezados(as) Senhores(as),
A B’nai B’rith do Brasil manifesta seu reconhecimento pela atitude assertiva e coerente desta renomada instituição ao afastar de seu quadro docente um profissional que veiculou, em ambiente virtual, conteúdo de natureza antissemita ao comparar o sionismo ao nazismo.
Trata-se de um gesto que vai além do cumprimento de uma obrigação institucional: é uma demonstração de compromisso genuíno com os valores democráticos, com a educação humanista e com o combate ao discurso de ódio que, lamentavelmente, ainda ressurge em diferentes esferas da sociedade.
Ao agir com celeridade e responsabilidade, o Colégio Lourenço Castanho São Paulo reafirma seu papel não apenas como centro de excelência acadêmica, mas como formador de consciência crítica e promotora da convivência plural e respeitosa entre os diferentes povos, culturas e tradições.
A comparação entre o sionismo — movimento de autodeterminação do povo judeu, criado após séculos de perseguições — e o nazismo — regime responsável pelo extermínio sistemático de milhões de pessoas, entre elas seis milhões de judeus, 600 mil testemunhas de Jeová, 500 mil Ciganos e outras minorias — não é apenas desonesta intelectualmente: é profundamente ofensiva, perigosa e geradora de desinformação.
A B’nai B’rith do Brasil, organização com mais de 180 anos de história e atuação em mais de 50 países, se dedica à promoção da justiça, da fraternidade e dos direitos humanos. É com base nesse propósito que parabenizamos o Colégio Lourenço Castanho São Paulo pela clareza de princípios demonstrada neste episódio e pela disposição em preservar um ambiente educacional ético, seguro e comprometido com a verdade histórica.
Colocamo-nos à disposição da escola para colaborar em iniciativas que promovam o conhecimento, a empatia e o respeito às diferentes identidades e narrativas, pois acreditamos que a educação é a via mais poderosa para a construção de uma sociedade mais justa e consciente.
Respeitosamente,
Abraham Goldstein
Presidente Nacional
Edgar Lagus
Presidente ABCBB/SP
B'nai B'rith Brasil B´nai B´rith significa Filhos da Aliança. Na Aliança entre o homem e seu Criador está inserida a mensagem do monoteísmo ético.

Você precisa fazer login para comentar.