A B’nai B’rith e os Direitos Humanos

A B’nai B’rith está completando 175 anos no mundo e a B’nai B’rith do Brasil 85 anos, de muito trabalho de acordo com os preceitos de Tzedaká, que significa Justiça Social, e Tikun Olam, completar a Criação, gerando um mundo melhor para todos.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi promulgada em 10 de dezembro de 1948. Desde então, à medida que a Sociedade e os poderes públicos foram assimilando o objetivo vem ocorrendo, mundo afora, eventos em comemoração desta relevante declaração. Em São Paulo, nesta semana há um Festival e um Ciclo de Atualização.

Após as atrocidades da Segunda Guerra Mundial, em outubro de 1945, é fundada a Organização das Nações Unidas, em substituição à Liga das Nações que havia falhado em evitar a Guerra.

Buscaram-se mecanismos para evitar novos genocídios, novos conflitos generalizados além de garantir direitos às minorias e uma vida digna para todos os cidadãos.

Muitos foram os avanços. Hoje, porém assistimos a um preocupante retrocesso.

Surgiram novos problemas somando-se aos já bem conhecidos. Podemos viver em um mundo menos violento do que há 70 anos, mas a intolerância, o preconceito, o racismo se expressam sem qualquer pudor. O discurso do ódio encontra na internet e nas redes sociais canais para rápida difusão e viralizam.

Guerras, genocídios e perseguições de cunho religioso geram milhares de mortes e de refugiados. O feminicídio é uma triste realidade, assim como a morte dos que tem diferentes opções sexuais.

As leis duramente conquistadas no Brasil para proteger grupos LGBT e mulheres vítimas de violências estão sendo questionadas. Ainda, a humanidade tem muito a refletir e agir, em nome de um mundo melhor, para TODOS.

É preciso resgatar o caráter humano das relações, que deve prevalecer, de forma atemporal, acima dos interesses pessoais e políticos, que são temporais e muito circunstanciais.

Não há dois seres humanos iguais, somos todos diferentes entre nós. O que é uma real benção, pois nos leva a diversidade e a real possibilidade de conhecermos o mundo que nos envolve, mundo que é fortemente recomendado que saibamos respeitar, para sermos respeitados.

É momento de construir pontes que levem ao diálogo e não ao conflito e à violência. De fazer com que os direitos humanos não fiquem relegados apenas ao papel, sem que esqueçamos a responsabilidade de nossos deveres.

O critério moderno de advocacy, de lutar por uma causa, é praticado pela B’nai B’rith no dia a dia, na linha dos valores judaicos de Tzedaká, apoio ao outro, e Tikun Olam, atuação para um mundo melhor, para TODOS.

Abraham Goldstein

Presidente nacional

B’nai B’rith do Brasil

 

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …