A Alemanha é a única responsável pelo Holocausto, diz ministro alemão em recado à Polônia

O ministro alemão das Relações Exteriores, Sigmar Gabriel, disse que a Alemanha “e unicamente a Alemanha” é responsável pelos crimes cometidos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

O ministro procurou, dessa forma, tranquilizar a Polônia, cujo Senado aprovou nesta semana uma polêmica lei que penaliza com até três meses de prisão quem utilizar a expressão “campos da morte poloneses”, ao se referir aos crimes cometidos pelos nazistas em território polonês durante a Segunda Guerra.

“Estamos convencidos de que uma reconciliação só será possível se revermos a nossa própria história”. “E isso inclui reconhecer a responsabilidade pelo sofrimento de pessoas que experimentaram a dor intolerável do Holocausto”. “Este assassinato em massa foi organizado e realizado pelo nosso país e mais ninguém”, disse o ministro alemão, ao destacar que a colaboração de “atores individuais” não atenua a responsabilidade de seu país pelo Holocausto.

Gabriel destacou ainda que “culpar a Polônia por crimes de guerra e contra a humanidade é diminuir a responsabilidade dos que realmente executaram tais crimes”.

Times of Israel/Conib

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …